Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA lança Programa de Estímulo à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto

Publicado: Sexta, 20 Março 2015 15:01 | Última Atualização: Quarta, 11 Março 2015 11:29
internacionalizacaoA Universidade Federal de Lavras acaba de publicar o Edital que dispõe sobre as diretrizes básicas do Programa de Estímulo à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto Científico. O Programa faz parte do Plano de Internacionalização da UFLA, sendo coordenado e implementado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com a participação da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). O Programa prevê a concessão de benefícios, com o objetivo de elevar a quantidade de artigos científicos publicados pelo corpo docente da UFLA em periódicos classificados como A1, A2 e B1, para as diferentes áreas de conhecimento, a partir dos critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em consonância com a área de atuação do professor na pós-graduação. De acordo com o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a meta é aumentar a publicação científica internacionalizada, competitiva e multidisciplinar, capaz de atingir periódicos de alto impacto e aumentar a articulação interna entre grupos de pesquisa consolidados e com experiência internacional com grupos emergentes. O incentivo se dará por meio de concessão de recursos ao professor/pesquisador ou equipe de trabalho, de acordo com os parâmetros estabelecidos no Edital, que tem a característica de fluxo contínuo. Os recursos disponibilizados serão utilizados para pagamento de diárias e/ou passagens para participação dos beneficiários em congressos e reuniões científicas internacionais de alta relevância. Para fazer jus aos benefícios, o professor deverá comprovar atuação também no ensino de graduação, com atuação média mínima de quatro horas semanais, excetuando-se os casos de professores envolvidos com atividades administrativas, para os quais são designados professores substitutos. Incentivo à internacionalização A maior gratificação prevista refere-se aos casos especiais, para publicação de um ou mais artigos científicos em revista com fator de impacto maior ou igual a 10, neste caso, o professor fará jus ao beneficio no limite de US$ 3.500,00, limitado a um apoio no intervalo de um ano. Caso seja publicado um ou mais artigos científicos em revista com fator de impacto maior ou igual a 4 e menor que 10, o benefício será no limite de US$ 2.500,00, também no intervalo de um ano. Entre as formas de apoio previstas no Programa, para dois artigos publicados em periódico A1 no ano (últimos 12 meses), com parceria internacional, o professor terá como benefício USD$ 2.750,00 (dólares). Mas o Edital prevê diferentes combinações, todas especificadas no Edital. Como participar? Os pedidos do benefício deverão ser feitos em formulário próprio, disponível no site da PRP. Para participar do programa acesse: www.prp.ufla.br/periodicos Consulte o Edital DRI 01/2015.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.