Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola da UFLA ganha reconhecimento Internacional

Publicado: Quarta, 18 Março 2015 08:40 | Última Atualização: Segunda, 16 Março 2015 08:09
[caption id="attachment_81330" align="alignright" width="249"]Equipe da CCMA - internacionalização e reconhecimento Equipe da CCMA - internacionalização e reconhecimento[/caption] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) dá mais um importante passo rumo à internacionalização. A Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola (CCMA) foi registrada na World Federation for Culture Collections (WFCC), órgão internacional de registro de coleções e biodiversidade microbiana. A CCMA está situada no Laboratório de Fisiologia e Genética de Microrganismos, integrante do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA. O acervo, em torno de 4.000 linhagens, inclui bactérias, leveduras e fungos filamentosos, isoladas de diferentes substratos como solos, compostagem, silagem, frutos diversos, bebidas indígenas, café e cacau. Estas linhagens, isoladas ao longo dos últimos 18 anos de pesquisa, são preservadas através dos métodos de liofilização e criogenia. De acordo com a diretora da CCMA, professora Rosane Schwan, o reconhecimento internacional é mais um orgulho para a Universidade, pois demonstra que a Coleção atende a um conjunto de critérios de qualidade e requisitos baseados em regulamentações internacionais. “ O registro dará mais visibilidade internacional para os trabalhos que fazemos e colocará a Coleção da UFLA à disposição da comunidade acadêmica mundial”, considera. Além da Professora Rosane, a equipe da CCMA conta com o gerente de qualidade, professor Cledir Santos; curadora, Juliana Tensol Pinto, e a técnica de laboratório, Ivani Gervásio. Como consultor internacional da equipe, o professor visitante na UFLA, Nelson Lima, professor catedrático da Universidade do Minho (MUM), em Braga, Portugal, que compartilha sua experiência como diretor da Micoteca de MUM e presidente da Organização Europeia de Coleções de Culturas (ECCO). Essa equipe tem sido responsável por um programa de requalificação do acervo de microrganismos visando à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na ISO 9001:2008. Este processo tem sido desenvolvido em articulação com a Micoteca da Universidade do Minho, que é uma coleção de fungos filamentosos de referência internacional, já certificada por este referencial normativo. Auxílio ao ensino e pesquisa [caption id="attachment_81331" align="alignleft" width="249"]preservação e gerenciamento de recursos microbiológicos - liofilização e criopreservação de linhagens preservação e gerenciamento de recursos microbiológicos - liofilização e criopreservação de linhagens[/caption] Ao longo de quase duas décadas, a CCMA/UFLA atua como uma infraestrutura universitária com a missão de aceitar depósitos, preservar e fornecer linhagens de microrganismos, bem como as informações associadas para fins de pesquisa e ensino em microbiologia agrícola e áreas afins. Nessa trajetória, diversos estudos científicos têm sido desenvolvidos sobre os recursos microbiológicos preservados, com diferentes linhas de pesquisa e áreas temáticas. Entre elas, o efeito dos métodos de preservação sobre as características intrínsecas dos recursos microbiológicos; identificação de bactérias, leveduras e fungos filamentosos; fisiologia e genética de microrganimos preservados a longo prazo; estudos de microrganismos envolvidos na fermentação de café, cacau, cana-de-açúcar (bebidas destiladas) e substratos amiláceos (alimentação tradicional indígena) e estudos de microrganismos envolvidos na fermentação de silagem com aplicação na melhoria da alimentação animal. Entre os serviços prestados pela CCMA, o fornecimento de linhagens para ensino e pesquisa, indústria e serviços de microbiologia agrícola, além da preservação e gerenciamento de recursos microbiológicos (liofilização e criopreservação de linhagens). A CCMA também realiza análises e identificação de microrganismos e micotoxinas. A CCMA tem o apoio do CNPq, Capes e Fapemig. Contatos: E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., (+55) 35 3829 1082 Visite o site

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.