Professora da UFMG inaugurou oficialmente atividades do semestre letivo no DIR

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 19 Março 2015 05:28 | Última Atualização: Terça, 17 Março 2015 11:40
image035O curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) inaugurou o semestre letivo com uma aula especial, realizada no Salão de Convenções na noite de sexta-feira (13/3). A convidada foi a professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Maria Fernanda Salcedo Repolês. Ela abordou o tema “Território Fifa: democracia elitista e soberania da exclusão”. O coordenador do curso, professor Pedro Ivo Ribeiro Diniz, diz que a realização do evento tem a intenção não só de promoção do conhecimento, mas de incentivo à integração e à celebração no curso. Para o chefe do Departamento de Direito (DIR), professor Gustavo Pereira Leite Ribeiro, essa primeira aula de inauguração do semestre é marco de outro momento importante. “A visita da professora Maria Fernanda marca o início da nossa preparação para apresentação de um projeto de Mestrado”, anunciou. A aula magna foi a última atividade do dia para a professora Maria Fernada. Pela manhã, ela participou de reunião com os professores do DIR, momento em que aconselhou o grupo quanto a aspectos que não podem ser esquecidos na estruturação de um projeto de mestrado. À tarde, participou da inauguração de um grupo de pesquisa coordenado pelo professor Davi Gomes – o grupo Direito, Modernidade e Capitalismo.
“A visita da professora Maria Fernanda marca o início da nossa preparação para apresentação de um projeto de Mestrado”. Prof. Gustavo Pereira Leite Brito (chefe do DIR).
Durante a abertura da aula, professora Maria Fernanda agradeceu o convite e manifestou satisfação por estar na UFLA. “O sentimento que tenho aqui é de estar em família. Encontrei ex-alunos e colegas de profissão, e conheci no corpo docente um grupo novo, arrojado e cheio de ideias”, disse. Ela enfatizou a existência de similaridades entre sua linha de trabalho e a da equipe do Direito da UFLA. “Além da amizade que nos une, temos também objetivos comuns e a mesma visão sobre o papel das universidades”. [caption id="attachment_81700" align="alignright" width="249"]image039 Professora Maria Fernanda (UFMG) abriu atividades do período para estudantes de Direito da UFLA.[/caption] A palestra proferida por Maria Fernanda originou-se, segundo ela, de um artigo publicado recentemente em revista colombiana, produzido em coautoria com um doutorando do Programa do qual é coordenadora. O material foi estruturado no contexto da participação do Brasil na última Copa do Mundo. Professor Gustavo, ao citar a influência da professora na formação de muitos docentes do curso de Direito da UFLA, também ressaltou o fato de ela coordenar um dos poucos programas do país classificado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sobre o desenvolvimento da graduação em Direito na UFLA, suas palavras expressaram otimismo, principalmente ao referir-se à abertura de um Mestrado na área. “Temos muitas dificuldades e muitos pontos a serem melhorados, mas queremos alçar voos altos”.