Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA terá novo centro para pesquisa, ensino e extensão em parceria com a Cemig

Publicado: Quinta, 19 Março 2015 05:28 | Última Atualização: Terça, 17 Março 2015 13:06
Parceria entre Fundecc e Cemig prevê atividades na Estação Ambiental Volta Grande (EAVG) [caption id="attachment_81708" align="alignleft" width="249"]Reunião na Fundecc detalha as atividades da parceria Reunião na Fundecc detalha as atividades da parceria[/caption] Representantes da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), órgão de apoio à Universidade Federal de Lavras (UFLA), participaram de reunião de trabalho com profissionais da Cemig, para dar início às atividades previstas na parceria de gestão técnica e administrativa da Estação Ambiental de Volta Grande (EAVG), no Triângulo Mineiro. São aproximadamente 300 hectares de reserva florestal e laboratórios de pesquisas, com peixes e espécies florestais nativas, à disposição da Universidade para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados à geração e difusão de tecnologias conservacionistas. A reunião contou com a presença do diretor executivo da Fundecc, professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas, o gerente de Estudos e Manejo da Ictiofauna e Programas Especiais da Cemig, Newton José Schmidt Prado; do analista de Meio Ambiente da Cemig, Ricardo José da Silva; da bióloga da Estação Ambiental de Volta Grande, Alexandra Gomes e represnetantes da Estação Ambiental Daniel Okamura e Felipe Araújo. De acordo com o diretor da Fundecc, professor Rilke Freitas, a parceria representa uma forma intermediária de gestão para que, no futuro, essa unidade possa ser transferida ou doada para a UFLA. “Vamos realizar uma gestão técnica administrativa visando a transformar a EAVG em um centro de pesquisas e extensão voltado à geração e difusão de tecnologias conservacionistas, com atenção especial nas áreas de ecologia do cerrado, reprodução e repovoamento de peixes de espécies nativas e de produção e propagação de espécies nativas para recomposição e recuperação efetiva da Bacia do Rio Grande”, destacou. O gerente ambiental da Cemig, Nilton Prado, explicou que escolha da UFLA decorre da experiência em mais de 25 anos de parcerias exitosas com a Universidade. “Esperamos que a curto e médio prazo a UFLA possa não só utilizar a estação para a produção de suas pesquisas, mas que no futuro possa se associar a outras universidades da região e transformar a Estação Ambiental de Volta Grande em um grande centro de pesquisas do Triângulo Mineiro”, considerou. Alexandra Gomes, bióloga da Estação, avalia de forma positiva o convênio. Ela argumentou que o público universitário terá a oportunidade de desenvolver projetos nos laboratórios de pesquisa da estação ambiental, o que deverá contribuir para a continuidade dos projetos. A Cemig, além da responsabilidade de uma dotação orçamentária, elegeu um conselho técnico e um conselho de administração, para a gestão compartilhada com a UFLA. Estação Ambiental
A Estação Ambiental de Volta Grande foi criada em 14 de janeiro de 1976 para atender à obrigatoriedade legal de repovoar os reservatórios de hidrelétricas com diferentes espécies de peixes. Localizada à jusante da Usina Hidrelétrica de Volta Grande, às margens do Rio Grande, a estação conta atualmente com uma área de reserva florestal, viveiro de mudas destinado à produção de espécies ciliares e urbanas e uma estação de piscicultura que possui 107 tanques, em uma área total de lâmina d’água de 66.240 m2. Conta, ainda, com diversos laboratórios, entre eles, laboratórios de reprodução, onde há 20 aquários e 78 incubadoras, laboratórios para larvicultura indoor de Siluriformes, laboratório de qualidade de água e laboratório multifuncional.
Com informações de Diter Stein - Assessoria de Comunicação Faepe e Fundecc

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.