Proec lança Portal de Estágios para facilitar interação entre estudantes e mercado

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 01 Abril 2015 09:52 | Última Atualização: Terça, 17 Março 2015 15:08
portal-de-estagiosUma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) deixará mais eficiente o contato entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), as empresas parceiras que oferecem vagas para estágio e os estudantes.  Foi lançado o Portal de Estágios da UFLA. O novo ambiente virtual concentrará a divulgação de todas as oportunidades de estágio e processos para seleção de trainees, além de conter outras informações úteis tanto para as empresas como para os alunos. O acesso ao Portal pode ser feito pelo endereço http://portaldeestagios.ufla.br ou por meio de link disponibilizado na página da Proec. É possível que o estudante faça a busca de oportunidades utilizando o filtro por curso. Já as empresas poderão acessar a nova ferramenta e cadastrar diretamente as vagas que desejam divulgar. Para isso, devem preencher um formulário com as seguintes informações: nome da empresa, título, descrição da vaga, pré-requisitos, benefícios oferecidos ao estagiário, cursos aos quais a vaga é direcionada, localidade de desenvolvimento das atividades, prazos para candidatura e forma de inscrição, além de dados para controle interno da Proec. Há também opção para que a empresa anexe arquivos, como cartazes de divulgação e editais. [caption id="attachment_81831" align="alignright" width="249"]helenice-torres A coordenadora de Estágios da UFLA, Helenice Torres, explica que as vagas cadastradas pelas empresas no Portal passarão por avaliação da Coordenadoria antes da publicação.[/caption] Na lateral esquerda do Portal há um link para localização de documentos, como os formulários para elaboração de Termos de Compromisso de estágio, as fichas de avaliação e outros. Dúvidas sobre os tipos de estágio, procedimentos a serem realizados, bem como sobre atribuições da Proec, da empresa/instituição e do estudante, podem ser solucionadas no link “Informações”. O espaço virtual abriga também a legislação que norteia o tema, informações e documentos necessários ao estabelecimento de novos convênios para estágio, assim como a relação de empresas/instituições com convênio vigente. O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira, diz que a implantação do Portal de Estágios vai ao encontro da tendência seguida por outras universidades, inclusive as do exterior, de promover a aproximação entre estudantes e empresas/instituições. "Nosso Portal terá também essa função, de promover a interação virtual dos alunos com o mercado", avalia. Somente neste ano de 2015, a Coordenadoria de Estágios da Proec já intermediou a formalização de 458 novos termos de estágio, celebrados com parceiros externos. Atualmente, 20 estudantes (tanto ligados à UFLA quanto a outras instituições de ensino) desenvolvem suas atividades de estágio na Universidade. O Portal de Estágios foi desenvolvido na Proec por iniciativa do Administrador Renzo Alhan Rabiço, com o apoio do estudante de Sistemas de Informação da UFLA Ígor Coelho Cunha, que atuava como bolsista da Pró-Reitoria, e da bolsista de apoio técnico Verônica Aparecida Ribeiro. Alguns detalhes sobre a realização de estágios Para aplicar na prática as teorias vistas em sala de aula, os estudantes da UFLA podem realizar estágios obrigatórios ou não-obrigatórios em empresas, propriedades rurais e instituições. Para isso, é necessário que a organização parceira tenha convênio de estágio com a Universidade. Todo estagiário deverá ser orientado por um professor da UFLA, responsável por auxiliá-lo na elaboração do Plano de Estágio, sempre nos limites de sua área de atuação.