UFLA é representada em Simpósio Internacional de Ciência da Madeira e Tecnologia no Japão

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 19 Março 2015 12:19 | Última Atualização: Quarta, 18 Março 2015 06:02
[caption id="attachment_81795" align="alignright" width="249"]Gilles Chaix (Cirad, France), Paulo Hein (DCF/UFLA) e Prof. Satoru Tsuchikawa (Nagoya University, Japan) Gilles Chaix (Cirad, France), Paulo Hein (DCF/UFLA) e Prof. Satoru Tsuchikawa (Nagoya University, Japan)[/caption] O professor Paulo Ricardo Gherardi Hein, do Departamento de Ciências Florestais, participou entre os dias 15 e 17 de março do evento "International Symposium on Wood Science and Technology 2015" (IAWPS 2015) na Tower Hall Funabori, em Tokyo, Japão. O evento, organizado pela Japan Wood Research Society, reuniu mais de 500 cientistas de todo o mundo, interessados e envolvidos em vários aspectos sobre a madeira. Dois trabalhos foram apresentados pelo professor Paulo Hein: Analysis of the surface quality of solid wood using solid-state laser (autoria: Anna Carolina de Almeida Andrade, José Reinaldo Moreira da Silva, Roberto Alves Braga Júnior, José Tarcisio Lima e Paulo Ricardo Gherardi Hein); e Dynamic elastic properties variation of 37 year-old Eucalyptus species grown in Brazil (autoria:  Paulo Ricardo Gherardi Hein, José Tarcísio Lima, Selma Lopes Goulart, José Reinaldo Moreira da Silva, Taiana Guimarães Arriel, Fernanda Buzatti Nascimento). [caption id="attachment_81796" align="alignleft" width="249"]Palestra de abertura do evento com prof John Ralph da University of Wisconsin, USA Palestra de abertura do evento com prof John Ralph, da University of Wisconsin, USA[/caption] O primeiro estudo se refere a uma análise da qualidade de superfície da madeira de Khaya (Mogno Africano) por meio das imagens das superfícies iluminadas por laser de estado sólido. De acordo com o trabalho, os resultados indicam que o método do laser produz resultados confiáveis, sendo uma alternativa rápida e de baixo custo para a classificação da qualidade da superfície usinada de madeiras. Segundo os pesquisadores, essa abordagem parece ser viável e apresenta potencial para a automação de processos. Já o segundo estudo leva em conta as propriedades mecânicas da madeira de algumas espécies de Eucaliptos plantados na UFLA há quase 40 anos. A equipe de pesquisadores da UFLA aplicou uma técnica baseada em ressonância sônica para estimar a rigidez das madeiras dessas árvores e propor uma utilização mais racional para este material. Segundo os pesquisadores, as características mecânicas dessas espécies de Eucaliptos até então eram desconhecidas no Brasil. Segundo o professor Paulo Hein, a participação de professores e pesquisadores neste tipo de evento acelera o processo de inserção da pesquisa brasileira no cenário internacional e favorece o estabelecimento de novas parcerias interinstitucionais.
Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA