Cosplay Lavras será realizado neste sábado (21/3) no Ginásio da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 23 Março 2015 06:20 | Última Atualização: Quinta, 19 Março 2015 12:13
cosplay2015No sábado (21/03) será realizado o Cosplay Lavras, evento que reúne fãs de animes e super- heróis, sendo uma oportunidade para fantasiar-se como os personagens preferidos. O evento terá início às 10 horas, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Entre as atrações previstas para esta edição está a feira do livro; encontro de sagas e literário; torneio de vídeo-games, card games e arco e flecha; concurso cosplay; swordplay; batalha de clâns; sala temática medieval e The Walking Dead; apresentação de danças; shows com bandas de Animes, Celta e tecladista; taverna; concurso de talentos e RPG. Os fãs poderão adquirir produtos nos estandes que serão instaladas no local, além de uma específica para fotografia. Oficinas de origami, desenho e arco e flecha; workshop de tatuagem e magic também serão oferecidos ao público. Em Lavras o evento surgiu por intermédio da disciplina Organização, Gestão e Marketing e é vinculada ao Departamento de Educação Física (DEF). Segundo o estudante de Educação Física Álex Souza, um dos organizadores, o Cosplay Lavras fortalece a relação entre os fãs que moram na cidade. “Poderia citar várias razões, mas me detenho a apenas uma, que talvez seja a mais importante, que é o fortalecimento das relações sociais deste público, que na maior parte do ano não tem como e nem onde se encontrarem para trocar experiências e vivenciar novas emoções.” Os ingressos estão sendo vendidos na Cantina Central da UFLA, no CNA Inglês Definitivo, Duff Rock Bar, Pet Zoo, Rock Motos e Z3 Informática. Na edição de 2014, aproximadamente mil pessoas estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento no Facebook (clique aqui). Assista à matéria da TV Universitária https://www.youtube.com/watch?v=rCJXmXrPBqg Cosplay no Brasil Os eventos de Cosplays realizados no Brasil são inspirados na cultura japonesa, onde os participantes utilizam fantasias de personagens famosos no mundo dos animes, mangás, filmes e até mesmo bandas musicais. Cosplay vêm da junção das palavras costume e play, cujos significados são vestir (fantasiar) e jogar, respectivamente. As melhores fantasias e coreografias são premiadas, tendo que passar pela aprovação do público presente. Em terras brasileiras, estes eventos ganharam popularidade no início da década de 1990, devido à influência do anime “Os Cavaleiros do Zodíaco”, exibido pela extinta TV Manchete. Seiya (Cavaleiro de Pégasus), Shyriu (Cavaleiro de Dragão), Hyoga (Cavaleiro de Cisne), Shun (Cavaleiro de Andrômeda) e Ikki (Cavaleiro de Fênix), formam os cinco principais cavaleiros de bronze que lutam contra as forças do mal. Digimon, Dragon Ball Z e Naruto são outros exemplos de grande sucesso. A TV Manchete também foi responsável pela difusão dos heróis de tokusatsus (séries japonesas), cujos mais conhecidos pelo público brasileiro são Jaspion, Jiraiya, Changeman, Jiban, Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX. Muitos ainda são destaques na TV aberta, canais fechados e editoras especializadas na tradução de mangás como Os Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e Yu-Gi-Oh.
Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom