Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Engenheiros sem Fronteiras fazem mutirão para reflorestar área no Parque São Francisco

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 23 Março 2015 08:38 | Última Atualização: Quinta, 19 Março 2015 14:45
esf-reflorestamento23No último domingo (15/3), os Engenheiros Sem Fronteiras (EsF – Núcleo Lavras) deram início a um mutirão que tem o objetivo de reflorestar a área próxima ao ribeirão Camarões, nas redondezas do Parque São Francisco de Assis (Lavras, MG). Cerca de 20 pessoas do grupo ficaram no local das 8h às 17h e iniciaram o plantio de mudas de espécies nativas, todas cedidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A meta, de acordo com o coordenador do projeto, Marcus Vinícius Ferreira Nunes, é plantar 300 mudas por meio de mutirões organizados pelos EsF. Além do plantio, o grupo ajudou na limpeza do local, com trabalho de capina e lavagem de baias de cães do Parque. “Trabalhamos muito, mas a equipe estava engajada e motivada”, relatou. “Foi algo bonito de se ver”. Os EsF foram ao viveiro da Cemig, em Itutinga, para retirar as mudas, que são cultivadas como parte do Programa de Reflorestamento Ciliar da Companhia. Eles também tiveram o apoio do Núcleo de Estudos em Silvicultura da UFLA (NES), que avaliou o terreno próximo ao córrego, identificou os tipos de espécies que deveriam ser plantadas e a quantidade. Para uma das coordenadoras do Parque, Lenilce Rezende Gomide, o trabalho da equipe é uma grande contribuição. "Era nossa intenção recuperar aquela mata ciliar. Eles fizeram tudo com muita harmonia e os resultados, com certeza, serão muito bons", comentou. A data do próximo mutirão será definida pelo grupo nos próximos dias, mas deve ocorrer ainda em março. Pessoas interessadas em ajudar no desenvolvimento do projeto no Parque podem entrar em contato com os EsF pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pela página da ONG no Facebook. Durante os mutirões, voluntários não pertencentes aos EsF também são bem-vindos. Além do reflorestamento, que tem objetivo de preservação ambiental e melhoria estética do local, a equipe planeja para o Parque a construção de um sistema de captação da água da chuva e a edificação de baias com adobe.  Essas iniciativas integram o projeto “Geração de parcerias sustentáveis” (Projeto GPS), pelo qual os EsF buscam colaborar com instituições e organizações de Lavras. Os Engenheiros Sem Fronteiras do Núcleo de Lavras iniciaram suas atividades em setembro de 2012 e são atualmente coordenados pelo professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) André Ribeiro. Ele assumiu o recentemente a coordenação, que era ocupada pelo também professor do DEG Gilmar Tavares. Cerca de 30 alunos de diferentes cursos da instituição estão envolvidos nos projetos da ONG. Fotos: EsF  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.