DEX divulga oportunidade de bolsas para estudantes medalhistas em olimpíadas de matemática

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 23 Março 2015 14:56 | Última Atualização: Sexta, 20 Março 2015 13:55
medalhistas-matematicaEstudantes que tenham conquistado medalha em alguma das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) podem receber bolsas de iniciação científica e mestrado. É necessário que tenham ingressado em cursos de graduação de instituições públicas e privadas até o primeiro semestre de 2015, em qualquer área de formação. Os interessados têm até 4/4 para se inscrever pelo site http://picme.obmep.org.br/. A oportunidade é oferecida pelo Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ofertado por programas de pós-graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país. O Programa tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo do Programa é propiciar aos estudantes o acesso a uma sólida formação matemática, que enriqueça seu desenvolvimento profissional e ofereça a possibilidade, inclusive, de ingressarem em um mestrado na área de Matemática. Os estudantes aprovados no processo seletivo deverão cursar disciplinas de matemática e participar de atividades escolhidas pela coordenação do Programa. A previsão é de que a seleção seja concluída até 18/7, para que as atividades dos bolsistas tenham início em agosto. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participa do Programa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Portanto, estudantes da UFLA, ao preencherem o formulário de inscrição, devem selecionar a UFMG como instituição. Entretanto, todas as atividades ligadas às bolsas são realizadas em Lavras. Atualmente, o PICME tem seis bolsistas na UFLA, todos selecionados no último ano. Para outras informações, os estudantes podem acessar o site do PICME ou entrar em contato com o  DEX pelo telefone (35)3829- 2151.