Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

“Agricultura urbana: agroecologia como ferramenta” será tema de curso oferecido à comunidade - inscrições abertas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 31 Março 2015 06:02 | Última Atualização: Quarta, 25 Março 2015 11:55
curso-esf-agroecologiaProfessores de escolas públicas de Lavras terão a oportunidade de adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos que envolvam práticas agroecológicas, como as hortas escolares e comunitárias. Os interessados já podem se inscrever no curso “Agricultura urbana: Agroecologia como ferramenta”, promovido por meio de uma parceria entre os Engenheiros sem Fronteiras (EsF – Núcleo Lavras) e o Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica (Neagro) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estão disponíveis 30 vagas. É necessario que os interessados encaminhem e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A participação no curso é gratuita e terá encontros em quatro sábados (11/4, 25/4, 9/5 e 23/5), das 8h às 13h. Além do conteúdo conceitual e metodológico, a programação inclui atividades práticas. O objetivo é estimular o desenvolvimento de projetos voltados para a educação ambiental e educacional no ambiente escolar. Estudantes dos cursos de licenciatura também fazem parte do público-alvo do curso. Nos próximos dias a equipe organizadora irá visitar escolas de Lavras para divulgar o evento e convidar os profissionais. De acordo com a integrante dos EsF Maria Alvarenga, o ideal é que as escolas tenham grupos de professores interessados. “Se vários profissionais da mesma instituição fizerem o curso, as chances de implantação de novos projetos na escola serão maiores, pela motivação do grupo”, explicou. Para os EsF, a oferta do curso é uma forma de dar continuidade ao projeto Quintal Verde, que teve início em 2012 com a proposta de ensinar crianças em colégios públicos de Lavras a cultivar hortas orgânicas sem o uso de agroquímicos e produtos fitossanitários. Atualmente a ONG colabora com a manutenção de hortas no colégio Caic e na Escola Estadual Cristiano Souza. “Percebemos que não era suficiente trabalhar somente com os alunos, mas é necessário envolver os professores. Logo, o curso complementa e dá continuidade ao Quintal Verde”, diz Maria. O curso de Agricultura Urbana está incluído no Catálogo de Cursos de Extensão lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) neste semestre. Consulte outras oportunidades. curso-aquecedor-solarEm preparação para o curso seguinte Outro curso de extensão que terá a participação dos EsF é “Introdução à produção de energias renováveis e construção de aquecedor solar de água a baixo custo”, a ser realizado nos meses de maio e junho. A equipe organizadora está recolhendo doações de garrafas pets e caixas de leite para a construção de um aquecedor solar de baixo  custo. Quem puder colaborar, deve entregar o material da sala da ONG, localizada no Departamento de Engenharia (DEG), atrás do Salão de Convenções. Acompanhe as informações sobre os cursos por este endereço.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.