Estudantes orientam comunidade acadêmica no Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 01 Abril 2015 13:21 | Última Atualização: Terça, 31 Março 2015 06:05

Nesta terça-feira, 31 de março, celebra-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Para marcar a data, os estudantes do curso de Nutrição, da disciplina de Tópicos Avançados em Nutrição e Saúde Pública, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), trazem para a comunidade acadêmica orientações sobre alimentação saudável.

A iniciativa tem a coordenação da professora do Departamento de Nutrição Maysa Helena de Aguiar Toloni. Ela comenta que é preciso estar sempre atento aos rótulos dos alimentos, escolhendo os naturais, saudáveis e aqueles com menor quantidade de açúcar.

Na programação, são realizados diversos procedimentos, como avaliação nutricional e aferição de pressão arterial, além da distribuição de materiais educativos e uma demonstração sobre a real quantidade de açúcar presente nos alimentos industrializados mais consumidos.

[caption id="attachment_82845" align="alignright" width="249"]Dia Nacional da Saúde (11) Ação do curso de Nutrição traz para a comunidade acadêmica orientações sobre alimentação saudável[/caption]

A estudante de Engenharia de Alimentos da UFLA Milene Stefani de Carvalho, que decidiu participar da ação, ficou satisfeita com a iniciativa. “Nós, estudantes, na maioria das vezes, não comemos muito bem, por conta da correria do dia a dia, então, lanchamos na rua, o que acaba não sendo saudável. Com essa avaliação observamos a necessidade de mudar os nossos hábitos, como trazer para a faculdade lanches mais saudáveis.” conta Milene.

Durante a ação, os interessados têm a oportunidade de conhecer seu peso, sua altura, circunferência da cintura, e assim podem repensar a própria saúde, além de tirar dúvidas. Os resultados são entregues no momento da avaliação. Os alunos do curso de Nutrição realizarão o atendimento até às 17h, em uma tenda para este fim, próximo à cantina provisória da UFLA.

Maysa Helena ressalta que esses eventos são de grande valia aos estudantes de Nutrição, visto que, por meio do contato com a comunidade universitária eles conseguem vivenciar na prática o que foi ensinado na teoria. “Agora eles estão estudando a possibilidade de estender essas ações além do câmpus da UFLA, para auxiliar a população de Lavras como um todo”, afirma a professora.

Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA