Apresentação do Teatro Construção lota o Salão de Convenções da UFLA - veja fotos
[caption id="attachment_82562" align="alignleft" width="249"]
Público aplaude de pé o sucesso do espetáculo[/caption]
No Dia Mundial do Teatro, 27 de março, o Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) esteve repleto de pessoas que apreciaram a apresentação “O Médico Saltador” do Grupo Teatro Construção, sob a direção de Ricardo Calixto. A apresentação foi um sucesso, iniciada com monólogo de Homero Carvalho Faria, sobre a magia do teatro e a passagem da data comemorativa. Com o Salão de Convenções lotado, as pessoas ocuparam até mesmo os espaços nos corredores.
A ideia é não desistir de apresentar alternativas culturais, mesmo que algumas ocasiões não tenha o público merecido. A persistência deverá transformar a cultura da própria comunidade acadêmica e também de Lavras e região.
[caption id="attachment_82563" align="alignright" width="249"]
A magia do teatro tomou conta do Salão de Convenções da Universidade[/caption]
Também é esse o pensamento da tenente da polícia Militar Vânia Veloso. “Lavras precisa muito de cultura. Assim é que a gente cresce, adquire conhecimento e é mais feliz, porque a cultura é isso”, enfatizou, ao lado da filha, que a acompanhou no espetáculo.
A estudante de pós-doutorado da UFLA Ana Luiza de Oliveira disse que compensou assistir à peça até mesmo em pé. “De qualquer maneira é sempre muito gratificante participarmos de eventos culturais como esses. Foi prazeroso assistir ao “Médico Saltador”, principalmente pelo Dia Mundial do Teatro, para relembrarmos a beleza dessa arte”, relatou. O estudante Pablo Gabriel Barbosa, que faz parte do grupo de teatro da Universidade, também estava feliz ao ver o Salão da UFLA lotado. “Foi uma surpresa ver que tanta gente se interessa pela a arte”, reforçou.
O professor Renato Gregorin, do Departamento de Biologia (DBI), estava acompanhado da esposa e filhos. Participante da maioria dos eventos culturais promovidos na UFLA, o professor também estava feliz de ver tanta gente apreciando o espetáculo. “Com o incentivo à cultura, vai sedimentando a participação. É preciso continuar a oferecer alternativas”, destacou.
O Médico Saltador é uma peça do francês Molière (1622-1673), que fala das impagáveis peripécias de um criado para promover a união do patrão com a sua amada. O escritor tem como característica marcante satirizar a precária ciência do seu tempo, no caso a medicina. Através de um suave mergulho nos estilos farsescos e da
Commedia dell’Arte, o diretor procura mostrar a riqueza abundante em todos os personagens, tornando assim o ato de assistir ao espetáculo uma brincadeira.
Desta forma, até mesmo as crianças se encantaram com o espetáculo. A meninada encheu as primeiras fileiras do Salão de Convenções, algumas não se continham de curiosidade e se aproximavam ao máximo do palco, para que pudessem ver tudo com mais nitidez.
Após a apresentação, o Grupo Teatro Construção foi aplaudido de pé. A contadora Sônia Regina Rosa conta ter ficado surpresa com a iniciativa e com a apresentação. “Tudo me surpreendeu, como a qualidade dos atores e da peça teatral. Falta esse tipo de opção em Lavras, quando tem, é preciso incentivar ao máximo, pois é de extrema importância para a cultura da população”, afirmou.
Ficha Técnica do Médico Saltador/Teatro Construção:
Cenário: Ernani Augustus e Ricardo Calixto
Figurino: Ernani Augustus
Maquiagem: Amanda Ferres e Ernani Augustus
Direção de Palco: Felipe Cáceres e Ricardo Calixto
Iluminação: Letícia Rufato e Felipe Cáceres
Trilha Sonora: Nina Rufato e Ricardo Calixto
Audiovisual (Foto e Vídeo): Rafaela Anielly
Making Off: Rafaela Anielly
Produção Executiva: Ricardo Calixto
Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.
Texto e Fotos: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA e Cibele Aguiar