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Titulação Simultânea com a Lancaster University tem primeira defesa na UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 08 Abril 2015 06:46 | Última Atualização: Terça, 31 Março 2015 07:33
[caption id="attachment_82769" align="alignleft" width="249"]Carla Ribas (UFLA), Marcelo Passamani (UFLA), Cecília Gontijo (UFLA), Paulo Pompel (UFLA), Felipe de Melo (UFPE), Júlio Louzada (UFLA) Carla Ribas (UFLA), Marcelo Passamani (UFLA), Cecília Gontijo (UFLA), Paulo Pompel (UFLA), Felipe de Melo (UFPE), Júlio Louzada (UFLA)[/caption] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Lancaster University (Reino Unido) mantém o programa de Titulação Simultânea, que consiste na orientação conjunta de estudantes brasileiros e ingleses em nível de doutorado, por parte de pesquisadores de ambas as instituições. Os estudantes envolvidos no Programa desenvolvem obrigatoriamente um ano de seu doutorado na instituição estrangeira, sendo considerado oficialmente estudante e com diploma reconhecido pelas duas instituições. No dia 27 de março, no anfiteatro do Departamento de Biologia (DBI), houve a primeira defesa de doutorado envolvendo a dupla titulação, da discente da UFLA Cecília Gontijo Leal, com a tese intitulada Multiscale anthropogenic impacts on stream condition and fish assemblages in Amazonian landscapes. A tese faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada e contou com a dupla orientação, do professor da UFLA Paulo dos Santos Pompéu e do professor Jos Barlow, da Lancaster University. O estudo aborda o impacto de atividades humanas sobre a condição ambiental e fauna de peixes de igarapés amazônicos. A pesquisa foi realizada no leste da Amazônia (estado do Pará), região de fronteira agrícola onde atividades como agricultura, pecuária, entre outras, têm levado à intensa alteração das paisagens naturais com consequências para os cursos d'água até então desconhecidas. “Esse estudo é pioneiro para essa região ameaçada da Amazônia e na tese discutimos como os resultados produzidos podem auxiliar no planejamento de estratégias de conservação e manejo não apenas dos peixes, mas de todo o sistema de cursos d'água de pequeno porte”, complementa Cecília. Sobre o estágio na Lancaster University, Cecília relata que a experiência foi muito positiva, tanto no sentido profissional, quanto pessoal. “Lá eu pude contar com uma infraestrutura muito boa da universidade e também com uma supervisão muito precisa do meu orientador Jos Barlow, ambos fundamentais para a elaboração da tese. Estar dentro do programa de dupla titulação também facilitou muitas coisas, já que eu era uma aluna exatamente como os demais, e assim tive acesso e direito a todo apoio da universidade”, afirma. [caption id="attachment_82771" align="alignleft" width="249"]primeira defesa de doutorado envolvendo a dupla titulação: UFLA e Lancaster University primeira defesa de doutorado envolvendo a dupla titulação: UFLA e Lancaster University[/caption] Além disso, uma grande vantagem foi a oportunidade de estabelecer contato com pesquisadores e alunos de doutorado de diversas áreas, já que na Lancaster University a pesquisa de forma geral tem um caráter multidisciplinar. “Com frequência estive em seminários, reuniões, congressos e palestras envolvendo não apenas ecólogos, mas também outras áreas da biologia, da antropologia e sociologia, o que resultou em discussões mais ricas e uma mudança no meu modo de pensar as questões ambientais e a conservação e manejo dos recursos naturais”, complementa Cecília. Por último, a recém doutora destaca a rica experiência de viver e fazer parte de uma cultura diferente, aprender a língua, fazer novos amigos e conhecer muitos lugares e histórias de um país tão interessante como o Reino Unido. Para o orientador de Cecília, professor Paulo Pompéu, o programa de titulação simultânea permite ao docente da UFLA parceria internacional de grande qualidade, já que é fundamental a interação constante com o orientador da universidade estrangeira. Além disso, de acordo com Paulo, para o doutorando, esse tipo de parceria representa uma oportunidade ímpar de crescimento e alcance de outro patamar de maturidade científica, por vivenciar simultaneamente todas as etapas de dois cursos de pós-graduação. [caption id="attachment_82770" align="alignright" width="249"]Cecília Gontijo faz a apresentação do estudo para a banca de avaliadores e comunidade acadêmica Cecília Gontijo faz a apresentação do estudo para a banca de avaliadores e comunidade acadêmica[/caption] O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Junior  ressalta que a base para todo tipo de convênio é fundamental, e que o sucesso da parceria com a Lancaster University deve-se ao fato de que houve muito planejamento. Segundo ele, antes mesmo de ser assinado o acordo, os professores da Ecologia Aplicada da UFLA já tinham estabelecido contato com os da Lancaster University, a fim de trocar conhecimentos. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada foi o primeiro a se beneficiar do acordo, hoje com cinco estudantes da UFLA em Lancaster.  “Iniciou com a Ecologia Aplicada, mas quando a delegação veio conhecer a UFLA verificou-se que havia mais áreas para expansão, assim, o programa tomou maiores proporções. Independente do tipo de parceria, a experiência é imensurável, mas nesse caso, em especial, é preciso destacar a qualidade da Lancaster University, que é excepcional”, complementa Chalfun. Com a ampliação, outras áreas foram contempladas, como Ciência do Solo, Entomologia, Fitotecnia, e Fisiologia Vegetal. Além de Cecília Gontijo, outros onze alunos da UFLA participam da Titulação Simultânea com a Lancaster University. Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, novas parcerias estão previstas. “Agora estamos estreitando as relações com outras Universidades. Já estamos estudando convênios com a University of Leuven na Bélgica, dentre outras”. Esse crescimento possibilitará, de acordo com Alcides, um maior favorecimento para as demais áreas de pesquisa.
Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA

 

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