Reitor da UFLA participa da primeira reunião com o ministro da Educação e lançamento de pacto pela presidente Dilma Rousseff
[caption id="attachment_83034" align="alignleft" width="249"]
Reitor da UFLA, professor Scolforo, com o novo ministro da Educação, professor Renato Ribeiro[/caption]
Apenas um dia depois de tomar posse, o ministro da Educação, professor Renato Janine Ribeiro participou de reunião nesta terça-feira (7/4), com os reitores das universidades federais, entre eles, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo. A reunião contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação, que acumulava o cargo de ministro interino, Luiz Cláudio Costa.
Na pauta da reunião, o novo ministro reforçou as diretrizes para o MEC em sua gestão e o papel das universidades para consolidar os avanços conquistados nos últimos anos. Ele considerou que das 21 metas apresentadas no Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024), 19 envolvem a participação efetiva das universidades. Nesse sentido, enfatizou a importância de haver uma integração das universidades com os demais níveis de ensino.
Sobre o período de contingenciamento enfrentado pelos órgãos e instituições do Poder Executivo Federal, o ministro reforçou a articulação para que os impactos sejam os menores possíveis no MEC, lembrando que a Educação é o lema estratégico para o futuro do País.
[caption id="attachment_83035" align="alignright" width="249"]
Reitor da UFLA, professor Scolforo, com a reitora da UFV, Nilda Soares e os reitores Dagoberto Alves de Almeida (Unifei), Jaime Arturo Ramírez (UFMG) e o vice-reitor Marcos Vinício Chein Feres (UFJF)[/caption]
O secretário-executivo, Luiz Cláudio, em entrevista concedida nessa segunda-feira (6/4), reiterou a importância da escolha do nome de um professor. “Seu compromisso com a educação nos dá muita segurança de que teremos tempos de deságio, mas que nos permite delinear o futuro com tranquilidade”, afirmou.
Na oportunidade, Scolforo fez uma breve apresentação ao ministro do Plano Ambiental e Estruturante da Universidade, que a fez reconhecida como exemplo de sustentabilidade, ocupando a 26ª posição no
GreenMetric World University Ranking, a melhor colocação de uma instituição da América Latina. O desempenho conquistado é fruto do Plano Ambiental e Estruturante, idealizado em 2009 por Scolforo e coordenador pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag).
#HumanizaRedes
Ainda na manhã desta terça-feira, o reitor da UFLA participou do lançamento do Humaniza Redes – Pacto pelo Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet. O lançamento aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a participação da presidente Dilma Rousseff. A iniciativa é coordenada pela
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e realizada em conjunto com a
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a
Secretaria de Políticas para as Mulheres, o
Ministério da Justiça, o
Ministério da Educação e o
Ministério das Comunicações, com anuência do
Comitê Gestor da Internet no Brasil e apoio de empresas provedoras de aplicações na Internet – Google, Facebook e Twitter. Trata-se de um novo canal de comunicação para a população fazer denúncias de crimes, como pedofilia e discriminação na internet.
Agenda em Brasília
[caption id="attachment_83036" align="alignleft" width="249"]
Scolforo com a ministra lavrense, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, e Paulo Roberto - professor da UFLA em atividade no MEC.[/caption]
Na parte da tarde, Scolforo participa de outras reuniões na Esplanada dos Ministérios. Ele dará sequência às negociações no MEC, com a apresentação de demandas e projetos para a expansão da Universidade, criação de cursos e o projeto de internacionalização da UFLA.
Às 15 horas, Scolforo participa da posse do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho, que participou ativamente do desenvolvimento, na UFLA, do sistema nacional para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento acontece no Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Ainda hoje, Scolforo participa de reunião no
Ministério das Comunicações, onde será recebido pelo secretário-executivo Luiz Antônio Alves de Azevedo, tendo como pauta a TV Universitária (TVU), para concessão do canal digital. Na Empresa Brasil de Comunicações (EBC), Scolforo terá como pauta a viabilização da Rádio Universitária Digital.