UFLA seleciona professores bolsistas de Língua Inglesa para o ISF - inscrições prorrogadas
A Coordenadoria Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por intermédio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado de professores bolsistas de Língua Inglesa para o Núcleo de Línguas (NucLi) da UFLA.
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser realizadas na Coordenação do Núcleo de Línguas da UFLA, localizada no Pavilhão 6, sala 10, de 7 a 15 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A remuneração do candidato selecionado neste processo seletivo será proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, por intermédio de uma bolsa mensal equivalente aos valores da bolsa de mestrado, com duração de doze meses a partir do início das atividades e possibilidade de renovação por mais doze meses.
Serão oferecidas nesse momento duas vagas, e ainda um cadastro de reserva com os candidatos aprovados. O prazo de validade do processo seletivo é de um ano, contado a partir da publicação do resultado final no site da instituição, podendo, a critério da coordenação geral, ser prorrogado por igual período.
Os candidatos selecionados devem ter disponibilidade de 20 horas semanais, com flexibilidade de horários. Também não podem apresentar vínculo com nenhuma bolsa governamental/institucional sob nenhuma condição, com exceção do tutor UAB, conforme Portaria conjunta CAPES/CNPq nº 01, de 12/12/2007.
No ato da inscrição é necessário que o candidato apresente, pessoalmente ou por meio de procurador legalmente habilitado, os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição, disponível no site da Diretoria de Relações Internacionais (http://www.dri.ufla.br/).
- Comprovação de vínculo com instituição pública: com número de matrícula escolar (para alunos de graduação e pós-graduação), SIAPE da UFLA ou registro específico de outras instituições públicas.
- Cópia de documento oficial de identidade com foto acompanhado do original.
- "Curriculum vitae", preferencialmente da Plataforma Lattes, acompanhado de documentação comprobatória dos títulos acadêmicos e da experiência profissional.
- Comprovante válido de proficiência em língua inglesa, em nível mínimo C1 (QCE), dos testes TOEFL, IELTS, e outros.
- Caso não haja candidatos com nível C1, poderão ser aceitos candidatos com nível B2, desde que se comprometam a apresentar nível de proficiência C1 no prazo de seis meses após o início das atividades no NucLi.
- Caso o candidato não possua certificação de proficiência de língua inglesa, o candidato terá que fazer o teste TOEFL ITP na UFLA, durante o processo seletivo.
Estão aptos a concorrer no presente processo seletivo, por prioridade:
- Alunos da UFLA matriculados nos cursos de licenciatura em Letras — Inglês.
- Alunos da UFLA matriculados no Programa de Pós-Graduação em Letras ou Linguística, desde que licenciados em Letras Inglês.
- Professores voluntários da área de língua inglesa vinculados à UFLA por meio de projetos, convênios ou outras formas de parcerias institucionais.
- Servidores técnico-administrativos da UFLA licenciados ou licenciados em Letras Inglês.
- Professores visitantes da área de língua inglesa da UFLA.
- Professores de escola pública ou outra instituição pública, desde que licenciado em Letras Inglês.
- Professores aposentados da área de língua inglesa da UFLA.
- Docentes da área de língua inglesa da UFLA ou docente de outras áreas licenciados em Letras – Inglês, desde que com dedicação de 20 horas semanais.
- Em caso de não haver candidatos com os perfis indicados, poderão ser aceitos docentes em dedicação exclusiva somente por período máximo de quatro meses, desde que aprovados pelo Núcleo Gestor IsF.
Programa Idiomas sem Fronteiras
O Processo Seletivo é subordinado ao Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF - Inglês) do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.
Uma das ações previstas pelo programa é a oferta de cursos presenciais de língua inglesa a alunos com perfil para o Ciência sem Fronteiras (CsF) e outros programas de mobilidade estudantil, que acontecerão nas instituições de ensino superior que tenham Núcleo de Línguas.
O objetivo dos cursos é o de preparar esses estudantes para os exames de proficiência exigidos pelas universidades estrangeiras parceiras e para a experiência linguístico-cultural no processo de internacionalização.
Consulte aqui o Edital completo
Retificação do Edital - prorrogação das inscrições
Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA