Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Empresa incubada na Inbatec lançou produto inovador no Reatech 2015

Escrito por Joyce | Publicado: Segunda, 20 Abril 2015 14:32 | Última Atualização: Quinta, 16 Abril 2015 05:37
[caption id="attachment_83269" align="alignleft" width="249"]audioweb O Secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira (à esq.), experimentou o AudioWeb durante o evento. Ele é portador de deficiência visual. À direita está o sócio-proprietário da Polaris, e professor da UFLA, José Monserrat Neto.[/caption] A Polaris Soluções Web, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA), lançou no último dia 9, na 14ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), o AudioWeb, software voltado para usuários com deficiência visual. O software, que possui plataforma web para a audiodescrição de material digitalizado,  almeja tornar a web mais acessível através da exposição de materiais digitalizados de forma falada. Assim, o AudioWeb fala para o usuário o conteúdo digital, tais como textos, figuras, gráficos, tabelas, diagramas, símbolos e expressões matemáticas, de forma interativa e amigável. O produto é uma realização da empresa Polaris e do Núcleo de Pesquisas em Acessibilidade, Usabilidade e Tecnologia Assistiva (Alcance) e conta com o apoio e parceria da agência de pesquisa CNPq, do núcleo de acessibilidade da UFLA (Naufla), do Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais de Lavras (Cenav), além da própria UFLA, através do Departamento de Ciência da Computação (DCC). O AudioWeb é composto de 3 partes: módulo AudioImagem, que prepara figuras para serem navegadas, interagidas e ouvidas;  módulo AudioFórmula, que prepara expressões matemáticas para serem ouvidas corretamente, e módulo AudioAula, que prepara aulas com textos, imagens e fórmulas matemáticas para serem navegadas, interagidas e ouvidas, de maneira ágil, fácil e amigável. Os interessados em utilizar o produto podem se cadastrar e ter acesso por meio do link  http://aw.polarisweb.com.br/ .
Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo (Inbatec)

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.