Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Capes, CNPq e DAAD oferecem bolsas de estudos para doutorado na Alemanha - inscrições abertas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 27 Abril 2015 14:16 | Última Atualização: Sexta, 24 Abril 2015 14:37
internacionalizacaoBrasileiros interessados em realizar doutorado integral, doutorado-sanduíche ou duplo doutorado em instituição de ensino superior ou centro de pesquisa na Alemanha têm até o dia 15/5 para se inscrever por meio da Plataforma Carlos Chagas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O candidato deve selecionar o formulário que contém o nome do Programa (Capes/CNPq/DAAD) e o número da Chamada 03/2015. Serão concedidas até 85 bolsas de estudos. O doutorado integral pode ter duração de até 48 meses; o doutorado-sanduíche, de até 24 meses; e o duplo doutorado, de 18 a 24 meses. No Brasil, as entidades responsáveis pelo Programa são a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e o CNPq, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Alemanha, a iniciativa é coordenada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pelo Ministério da Educação e Pesquisa da República Federal da Alemanha, representado no Brasil por seu escritório regional, localizado no Rio de Janeiro/RJ. Os documentos requeridos são: projeto de pesquisa, carta de aceitação do orientador na Alemanha acompanhada do currículo do candidato, currículo do orientador alemão, duas cartas de recomendação, comprovante de conhecimentos de inglês ou de alemão (OnDaF). Recomenda-se ler o edital com atenção (acesse aqui).
Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.