UFLA sediou encontro sobre Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social

Publicado: Terça, 28 Abril 2015 04:46 | Última Atualização: Segunda, 27 Abril 2015 07:05
EmapegsNos dias 23 e 24/4, na UFLA, foram realizados debates e apresentados trabalhos sobre a participação social nas decisões públicas. Essas ações constituíram o 5º Encontro Mineiro de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social (Emapegs), que reuniu docentes, pesquisadores e estudantes em atividades no Salão de Convenções e anfiteatros de departamentos da Universidade. Durante a abertura, o coordenador do evento, professor José de Arimatéia Dias Valadão, lembrou a história do Emapegs, que teve sua primeira edição ocorrida na UFLA em 2009. O professor Luiz Marcelo Antonialli, representando o Departamento de Administração e Economia (DAE), ressaltou a riqueza dos temas, capaz de envolver alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Administração Pública, mas também da Administração. Já o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira, apontou a importância da participação social para o engajamento público e consequente diminuição de mazelas que ocorrem na administração pública, como a corrupção. Duas conferências foram realizadas no Emapegs: no dia 23, a professora Christina Windsor Andrews (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp) abordou o tema motivação no serviço público. No encerramento, o professor Fernando Tenório (Fundação Getúlio Vargas - FGV) falou sobre o tema gestão social. Durante o evento, também foram apresentados trabalhos e realizadas discussões sobre administração pública, políticas públicas, economia solidária e gestão social. A economia solidária envolve as atividades econômicas em que há autogestão, como redes de cooperação e associações. Ela é regida por princípios como a distribuição da riqueza e valorização do ser humano. Já a gestão social prevê a concepção de políticas públicas e tomadas de decisão advindas do diálogo entre os grupos envolvidos. Pressupõe a interação entre esses grupos e o aprendizado coletivo. O Emapegs foi uma realização da UFLA, por meio do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão e Social (Neapegs), do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP), Graduação em Administração e Administração Pública, Departamento de Administração e Economia (DAE), Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFLA (Incubacoop), empresa júnior Alfa Pvblica, Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti) de Administração Pública e Centro Acadêmico de Administração Pública. O encontro contou com o apoio das seguintes instituições: FGV; Fundação João Pinheiro; Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas); Pontifícia Universidade Católica (PUC- MG); Universidade de São Paulo (USP Leste); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Universidade Federal de São João Del-Rey (UFSJ); Unifesp; e Universidade Federal de Viçosa (UFV). No encerramento, foi anunciado que o próximo Emapegs será realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em 2017.