Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Portaria do MEC para o uso racional de recursos originou-se de pesquisa do PPGAP/UFLA

Publicado: Quinta, 07 Mai 2015 08:35 | Última Atualização: Segunda, 04 Mai 2015 09:03
[caption id="attachment_84030" align="alignleft" width="176"]capa da Coletânea Desafio da Sustentabilidade capa da Coletânea Desafio da Sustentabilidade[/caption] Um dos resultados gerados pelo Desafio da Sustentabilidade, realizado em parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e UFLA, foi a publicação de uma portaria do MEC: nesse documento, o Ministério recomenda que órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas vinculadas a ele realizem esforços para o desenvolvimento de ações voltadas à redução de custos e promoção da sustentabilidade. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União em 16 de abril. Acesse aqui a Portaria 370/2015 do MEC. A criação deste documento foi originada de investigações feitas no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFLA (PPGAP). O Desafio da Sustentabilidade foi o resultado de pesquisas dos alunos do Mestrado Profissional desse programa, Wagner Vilas Boas de Souza (secretário-executivo adjunto do MEC) e Carolina Cristina Martins Cavalcante (coordenadora de Programação e Monitoramento da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC). Eles foram orientados pelos professores Paulo Henrique de Souza Bermejo e José Roberto Pereira. O Desafio da Sustentabilidade teve como objetivo identificar, avaliar e selecionar propostas inovadoras para a redução de custos com energia elétrica e água nas instituições federais de ensino. Constituiu-se por uma grande consulta pública, na qual os internautas representaram as instituições de ensino, enviando as ideias. Universidades, Institutos Federais e internautas foram premiados. O Desafio da Sustentabilidade baseou-se em conceitos como a participação social, a sustentabilidade e a eficiência do gasto público, e utilizou-se de uma nova técnica em Tecnologia da Informação (que incentiva a inovação aberta), chamada crowdstorming. Coletânea Outro produto gerado por esse projeto foi a "Coletânea Desafio da Sustentabilidade", que reúne as ideias mais viáveis e boas práticas para a economia de água e energia elétrica. A coletânea está disponível para download em: http://premioideiaportal.mec.gov.br/  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.