Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” será acompanhada por tradutores/intérpretes de Libras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 08 Mai 2015 11:06 | Última Atualização: Quinta, 07 Mai 2015 08:22
librasNo dia 12 de maio (terça-feira), o Museu Bi Moreira, no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) abrirá suas portas para a comunidade Surda de Lavras - a visita à exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” terá o acompanhamento de tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Os tradutores e intérpretes do Núcleo de Acessibilidade da UFLA, Wanderson Samuel Moraes Souza e Welbert Vinícius de Souza Sansão, farão o acompanhamento do grupo. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao Museu Bi Moreira às 9 horas ou às 14 horas do dia 12 de maio. A atividade é uma ação educativa do Núcleo de Acessibilidade (NAUFLA/PRAEC), promovida em parceria com a Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico/Proec – “Museus da UFLA: Interação em Libras”- desenvolvido pelos tradutores/intérpretes de Língua de Sinais Wanderson Samuel e Welbert Sansão, com apoio da museóloga Patrícia Muniz Mendes. [caption id="attachment_84165" align="alignleft" width="249"]Welbert Sansão é intérprete de Libras na UFLA Welbert Sansão é intérprete de Libras na UFLA[/caption] A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil, sendo instituída pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que determina que seu uso e difusão devem ser garantidos pelo poder público. A exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” ocorre pela primeira vez em Lavras. A partir dessa visita é possível conhecer a complexidade de um dos maiores gênios da Humanidade, considerado revolucionário no seu tempo e amplamente reconhecido por todas as gerações. A mostra apresenta os inventos de Leonardo da Vinci por meio de maquetes, juntamente com seus respectivos esboços e desenhos, como o conceito do helicóptero e da ponte giratória. “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” foi concebida pela Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A exposição em Lavras é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec – UFLA) / Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico (CMPH-UFLA). Para ver o convite em Libras, acesse o link  
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.