Documentário “SEM PENA” foi exibido aos estudantes – graduandos em Direito terão sessão no dia 14

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 13 Mai 2015 08:02 | Última Atualização: Segunda, 11 Mai 2015 11:15
sem-pena-exibicaoNa terça-feira (5/5), o Núcleo de Estudos Civitas “Corpo, Cidade e Práticas Sociais”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), exibiu o documentário “SEM PENA” no Salão de Convenções da UFLA. O evento abriu espaço para que a comunidade acadêmica e lavrense pudessem discutir a situação da juventude e carcerária no Brasil. A exibição foi coordenada pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Cláudio Márcio Oliveira. “O Núcleo de Estudos Civitas tem abordado, em suas pesquisas, a realidade da juventude trabalhadora de Lavras”, disse. “Não dá para pesquisar a realidade da juventude trabalhadora de Lavras sem pensar o Brasil como um todo”, concluiu. A estudante de Educação Física Isabela da Silva achou o debate produtivo: “Me ajudou a esclarecer certas dúvidas”, afirmou. “Dentro da universidade, podemos trabalhar muitos temas como os mostrados no documentário, importantes para a formação cidadã”, considerou. Já Lucas Garcia, estudante do 4° período de Educação Física, afirmou que o evento foi importante pelo fato de o tema ser pouco discutido na sociedade, citando como exemplo a discriminação que os jovens negros enfrentam nos dias atuais: “São massacrados, não recebem formação alguma e a sociedade também não oferece bases para essa formação”, afirmou. Gabriela Dias Trajano, estudante de Biologia, mudou os seus conceitos após o debate: “Quando eu era menor, pensava que bandido tinha que ir para a cadeia e pronto; e que quem matou tem que morrer também”. Ela questionou os motivos que levam uma criança a roubar e a situação carcerária no Brasil: “O debate foi importante para as pessoas saírem de uma visão superficial. A pessoa não rouba porque gosta. Por outro lado, se você está em uma universidade, está podendo estudar, é porque você teve essa condição”, apontou. A produção do documentário foi realizada pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e a exibição ocorre em diversas regiões do Brasil. Exibição para discentes do curso de Direito nesta quinta-feira (14/5) Na quinta-feira (14/5), os estudantes do curso de Direito da UFLA e do Unilavras terão a oportunidade de assistir ao documentário “SEM PENA” no cinema do Lavras Shopping, Cine Art Café, às 10 horas. O professor da UFLA Ricardo Augusto de Araújo Teixeira realizará um debate sobre o documentário entre os alunos que cursam a disciplina Direito Penal I, II e III, correspondente ao segundo, terceiro e quarto períodos. A entrada no cinema terá o valor de R$ 10,00 e todos os interessados poderão assistir, não sendo obrigatório estar cursando Direito.
Texto: Leonardo Assad – jornalista, bolsista Ascom