Publicado edital do Pibiti/CNPq: orientadores devem inscrever propostas até 12/6

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 15 Mai 2015 10:13 | Última Atualização: Terça, 12 Mai 2015 13:42
pibiti-cnpqA Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) divulgou nesta terça-feira (12/5) o Edital nº 05/2015, que regulamenta a concessão de novas bolsas (ou renovação) para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq (Pibiti/CNPq). A inscrição das propostas deve ser feita pelos orientadores de projetos de pesquisas até 12/6, por meio do SIGAA. O número de bolsas disponíveis será divulgado a partir de 6/7. No entanto, cada orientador pode solicitar apenas uma bolsa. Caso o estudante candidato à bolsa seja egresso dos programas BIC Jr. e Jovens Talentos (consultar regras no edital), o orientador pode fazer a solicitação adicional de mais uma bolsa. O Pibiti/CNPq destina-se a promover a iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação de estudantes de graduação, de forma a estimulá-los em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. A divulgação dos resultados está prevista para 27/7 e o início da atuação dos bolsistas selecionados ocorrerá em 1º/8. Requisitos para participação O orientador deve ser professor ou técnico administrativo do quadro efetivo da UFLA. Alguns dos demais requisitos são: título de pós-graduação na área de desenvolvimento tecnológico e inovação; experiência no desenvolvimento de protótipos, processos e produtos e em atividades de geração e transferência de tecnologia e currículo Lattes/CNPq atualizado. Pesquisadores que orientaram bolsistas no Pibiti/CNPq no período de agosto/2014 a julho/2015 e agora requerem nova bolsa ou renovação, devem, obrigatoriamente, entregar o relatório parcial das atividades desenvolvidas pelo bolsista no período de agosto/2014 a maio/2015. Já o bolsista deve estar matriculado em curso de graduação da UFLA que tenha relação com o projeto de pesquisa apresentado na proposta, possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 6,0 e estar com o currículo Lattes/CNPq atualizado. É indispensável que cadastre seus dados bancários no SIGAA até 12/6. Se selecionado, o estudante deverá dedicar 20 horas semanais às atividades previstas no plano de trabalho definido pelo orientador. Para informações detalhadas sobre os requisitos, é necessário consultar o Edital. Informações importantes para submissão de propostas O plano de trabalho apresentado pelo orientador deve ser vinculado a um projeto de pesquisa na área de desenvolvimento tecnológico e inovação, registrado no SIGAA. Dessa forma, é necessário que o interessado esteja também atento aos prazos para registro de projetos. No caso de projeto migrado do SIG, ele deve ser editado para contemplar todos os dados necessários para avaliação. O Edital estabelece ainda toda a documentação necessária para inscrição. Recomenda também que as providências sejam tomadas com antecedência, já que alguns processos dependem de aprovação do chefe de departamento e algumas pesquisas exigem parecer de comitê ou comissão de ética.