Reitor apresenta planejamento estratégico da UFLA na reunião da Câmara Municipal
[caption id="attachment_85856" align="alignright" width="249"]
Reitor da UFLA reforça compromisso com o desenvolvimento de Lavras e região[/caption]
Nessa segunda-feira (11/5), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, fez uma apresentação especial na reunião da Câmara Municipal de Lavras, para anunciar as alterações no projeto para a construção do Hospital Universitário e outros projetos da Universidade. O objetivo da reunião foi o de informar aos vereadores e à comunidade de Lavras as diretrizes do planejamento estratégico, reforçando que, mesmo em um momento de crise, a UFLA manterá o plano de expansão, alicerçada em critérios de qualidade, na valorização da comunidade acadêmica e no desenvolvimento de Lavras e região.
Após a explanação do reitor, os vereadores reforçaram a importância da Universidade para o município, reverenciando a sua trajetória de sucesso e a expansão dos últimos anos. Alguns representantes destacaram ainda a aproximação da UFLA com a sociedade, por meio de projetos de pesquisa, extensão, cultura e esporte. Os vereadores também fizeram questionamentos sobre os novos projetos e cursos, formas de parceria, plano de internacionalização e o plano ambiental da UFLA.
[caption id="attachment_85857" align="alignleft" width="249"]
O reitor explicou que o Hospital Universitário será construído em três módulos, com capacidade final para 350 leitos[/caption]
A reunião contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, além de representantes da Direção Executiva da UFLA, pró-reitores e assessores.
Hospital Universitário
Durante a fala do reitor, foi dado destaque à construção do hospital universitário, que será na Zona Norte da cidade de Lavras, na Fazenda Muquem, propriedade da UFLA. Scolforo apresentou um resgate de todo o processo, desde a conquista do curso de Medicina para Lavras até a ampliação do projeto para a construção de um hospital de referência regional. Com 39 mil m
2, o hospital estará estrategicamente localizado no anel viário “Presidente Tancredo Neves”, próximo ao condomínio do projeto “Minha Casa, Minha Vida”.
O reitor explicou que o Hospital Universitário será construído em três módulos, com capacidade final para 350 leitos. O primeiro módulo, de 13 mil m2 tem previsão de ser licitado e ter a obra iniciada no primeiro semestre de 2016. A fase atual é a de elaboração do projeto arquitetônico, realizado por uma empresa licitada no final de 2014. Esse projeto será a base para a realização de 37 outros projetos específicos que são exigidos para a construção de um hospital de referência.
O Hospital Universitário será gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que realizará concurso específico para contratação de mão de obra. O hospital terá como atuação prioritária o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O reitor da UFLA considerou que o atendimento deverá ser em áreas complementares às áreas já consolidadas nos hospitais do município: Santa Casa de Misericórdia e Hospital Vaz Monteiro, que continuarão a ser parceiros da Universidade no desafio de formar médicos capacitados e solidários à realidade local.
[caption id="attachment_85858" align="alignright" width="249"]
O objetivo da reunião foi o de informar aos vereadores e à comunidade de Lavras as diretrizes do planejamento estratégico[/caption]
Sobre o destino da área do antigo Hospital do Coração, Scolforo anunciou que já iniciou a negociação para a instalação de uma Escola Técnica Federal, visando a ampliar as oportunidades de formação qualificada em Lavras e região. Para o reitor, será uma excelente oportunidade de formação técnica gratuita em especialidades prioritárias e em conformidade com a demanda do mercado regional.
Referência em Inovação
Durante a apresentação, o reitor destacou o andamento das obras do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec, que tem estimativa de inauguração em março de 2016. Scolforo destacou a importância do empreendimento, que deverá atrair a atenção de grandes empresas e servir de apoio para empresas nascentes na área de tecnologia e inovação. Sobre o projeto, foi destacada a abertura de novas oportunidades para estudantes da UFLA e, em especial, alternativas para os profissionais formados na Universidade.
Contingenciamento
Para finalizar, Scolforo explicou que a UFLA tem empenhado esforços para adequar o planejamento da Instituição ao contingenciamento do Governo Federal, equivalente a 39% do orçamento mensal previsto para o custeio. Na oportunidade, o reitor reafirmou que a UFLA continuará realizando todos os projetos já iniciados e os compromissos assumidos serão mantidos. A condição diferenciada da UFLA, comparada a outras universidades, é fruto de um planejamento bem estruturado e da credibilidade conquistada pela instituição na apresentação, condução e prestação de contas de importantes projetos estruturantes.