Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Abertas as inscrições para parcerias universitárias entre Brasil e Alemanha

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 19 Mai 2015 12:08 | Última Atualização: Sexta, 15 Mai 2015 06:54
Estão abertas as inscrições para os programas Unibral e Probal, financiados em conjunto pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As propostas devem ser encaminhadas paralelamente pelo parceiro alemão por meio do portal do DAAD (https://portal.daad.de/irj/portal) até o dia 30 de junho e pelo parceiro brasileiro por meio do portal da Capes, em data a confirmar. Unibral é um programa com o objetivo de promover projetos de parceria entre instituições alemãs e brasileiras de ensino superior a fim de incentivar o intercâmbio e a cooperação no ensino de graduação. Há também o Unibral II, destinado a projetos que contemplam uma dupla-titulação para os graduandos das instituições parceiras. Já o Probal é um programa que apoia projetos de pesquisa conjuntos de instituições alemãs e brasileiras. Visa à produção científica, ao aperfeiçoamento de doutorandos, à troca de informações e à aplicação dos resultados da pesquisa, privilegiando o efeito multiplicador. Também conta com o Pprobal II que visa à realização de pesquisa conjunta e à dupla-titulação de doutorandos. Mais informações: Unibralhttps://goo.gl/jZufES Unibral IIhttps://goo.gl/Ly5MF7 Roteiro CAPES: http://capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/unibral Roteiro CAPES: http://capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/probral

Outra oportunidade

Programa Epos: Cursos de pós-graduação nas áreas de desenvolvimento sustentável Estão abertas as inscrições para o programa EPOS (Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge ou Development-Related Postgraduate Courses) que tem o objetivo de oferecer bolsas de estudo para jovens profissionais procedentes e atuantes em países emergentes que tenham interesse de atuar em diversos cursos de aperfeiçoamento em universidades e centros tecnológicos (Fachhochschulen) alemãs. Os cursos têm conteúdos relacionados às questões do desenvolvimento sustentável e é mantido com recursos do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento alemão/BMZ. Os interessados devem enviar a documentação diretamente à universidade alemã. Por isso, é necessário consultar o site do curso escolhido, para informar-se em detalhes sobre prazos, procedimentos, documentos exigidos e requisitos. Mais informações Confira os prazos de inscrição Livreto com as descrições dos cursos
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista Camila Caetano

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção