Problemática dos Recursos Hídricos norteou programação do II FIAmb na UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 21 Mai 2015 10:37 | Última Atualização: Terça, 19 Mai 2015 12:03
fiamb-iiCerca de 140 pessoas participaram das atividades do II Fórum de Inovações Ambientais (FIAmb), organizado pela Preserva Jr na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estudantes de diferentes cursos, como Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia Florestal, e outros, reuniram-se para discutir a "Problemática dos Recursos Hídricos", em uma programação que incluiu palestras, seminário, minicurso e visitas técnicas. O roteiro da segunda edição do FIAmb foi preparado para mostrar aos participantes maneiras de economizar água e lidar com o cenário de insuficiência das reservas. Com o tema “A água é mole, mas não dura!”, o evento voltou-se para uma questão ambiental que atualmente é objeto de preocupação de toda a população, por causa das crises hídricas recentes. Entre as sete palestras realizadas esteve a proferida pelo Dr. Água - João Carlos Faria – líder de um instituto de consultoria e orientação técnica para projetos que visem à economia de água. O palestrante colocou em pauta o aproveitamento de água da chuva e a economia de água potável, demonstrando as facilidades para se reduzir o consumo e reutilizar o recuso. Complementando as informações teóricas destinadas a enriquecer os conhecimentos dos participantes, foram feitas visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água (ETA), sob orientação do professor do Departamento de Engenharia (DEG) Luiz Fernando Coutinho, e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com o professor do DEG Cláudio Montenegro. Para descontrair e garantir a integração durante o evento, a organização do FIAmb promoveu um concurso de fotografia entre os participantes. O encerramento das atividades do Fórum foi marcado pela realização de uma confraternização. O II FIAmb foi realizado no período de 11 a 13 de maio, no Salão de Convenções da UFLA. Os membros da Preserva Jr., com a meta de aperfeiçoamento constante do evento, já se preparam para a organização da terceira edição do Fórum.
Foto: divulgação (Preserva Jr.)