Delegação da National University of Ireland Galway faz visita a UFLA para fortalecer acordo de cooperação

Publicado: Quinta, 21 Mai 2015 11:57 | Última Atualização: Quarta, 20 Mai 2015 06:57
[caption id="attachment_86344" align="alignleft" width="249"]Delegação da NUI-Galway em visita ao Departamento de Agricultura/UFLA Delegação da NUI-Galway em visita ao Departamento de Agricultura/UFLA[/caption] Na sexta-feira 15/5, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu mais uma delegação internacional para conhecer a estrutura e as áreas de referência. A delegação da National University of Ireland (NUI), câmpus de Galway, Irlanda, estava composta dos professores Sara Farrona, Fiona Brennan e Peter McKeown, das áreas de epigenética, microbiologia de solos e biologia molecular. O Departamento de Agronomia (DAG/UFLA) foi o primeiro local da visita, onde foi realizada uma apresentação sobre a universidade irlandesa, cursos ofertados e as linhas potenciais de pesquisa para fortalecer a cooperação com a UFLA. Participaram desta apresentação, no Anfiteatro do DAG, professores e estudantes, em especial, do programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia. Na sequência, fizeram uma visita ao Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária (Fazenda Muquem) e Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias (Fazenda Palmital), com demonstração nos campos experimentais. A programação incluiu uma reunião na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com a apresentação de representantes dos cursos de Pós-Graduação - Agronomia/Fitotecnia (professora Patrícia Paiva) e Ciências do Solo (professor João José Marques). Em seguida, a reunião com o professor Pedro Ivo Ribeiro Diniz colocou em pauta aspectos relacionados à formalização de convênios e parcerias entre a UFLA e a NUI-Galway. A visita foi finalizada com uma reunião no Departamento de Agricultura, com representantes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, para avaliação das propostas e discussão de potenciais atividades para intercâmbio. Incentivo à Internacionalização [caption id="attachment_86345" align="alignleft" width="249"]Reunião na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com a apresentação de representantes dos cursos de Pós-Graduação e sobre aspectos relacionados à formalização de convênios e parcerias Reunião na DRI contou com a apresentação de representantes dos cursos de Pós-Graduação e discussão sobre aspectos relacionados à formalização de convênios e parcerias[/caption] A cooperação com a NUI-Galway teve início em 2012, quando o professor Luiz Antonio Augusto Gomes (DAG/UFLA) fez contato com o professor Charles Spillane, líder do grupo de pesquisa em genética molecular, referência em temas de genética, epigenética e biotecnologia. O professor Charles Spillane fez uma visita à UFLA em 2013 e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFLA, professora Maria Laene Moreira de Carvalho visitou a NUI-Galway em novembro de 2014. No período de setembro/2013 a agosto/2014, o estudante de doutorado Cleiton Lourenço de Oliveira, orientado do professor Luiz Antonio Gomes, fez seu estágio sanduiche na NUI-Galway, sob a orientação do professor Spillane. Atualmente, a doutoranda Dayliane Bernardes, orientada da professora Maria Laene está na Irlanda cursando o estágio com o mesmo orientador. De acordo com a professora Maria Laene, o objetivo da visita foi justamente aproximar ainda mais as instituições, que estão em processo de oficialização da cooperação, para ampliar as possibilidades de pesquisa conjunta e mobilidade para toda a comunidade acadêmica da UFLA, em diferentes áreas do conhecimento.