Empresário americano visita a UFLA e propõe parceria na área de recursos florestais

Publicado: Quinta, 21 Mai 2015 14:57 | Última Atualização: Quarta, 20 Mai 2015 12:17
[caption id="attachment_86367" align="aligncenter" width="612"]IMG_0199 O empresário John Welker, o reitor da UFLA, professor Scolforo e membros da equipe Lemaf[/caption] Com foco no fortalecimento da internacionalização, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) procura incentivar parcerias com diferentes segmentos visando a amparar o tripé fundamental da inovação: universidade-governo-empresa. Na sexta-feira (15/5), o Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) recebeu a visita do vice-presidente e diretor de tecnologia e serviços internacionais da American Forest Management (AFM), John Welker. Em 2014, a AFM abriu mais uma subsidiária – a Latin American Forest Management (LAFM), com sede em Curitiba, para a prestação de serviços a clientes internacionais interessados em investimentos florestais no México, América Central e América do Sul. John Welker é sócio-presidente desta unidade e visitou a UFLA para propor uma parceria na área de recursos florestais. O empresário conta que a aproximação com a UFLA teve início em 2010, quando teve acesso às pesquisas do professor José Roberto Scolforo, hoje reitor da Universidade, na área de biometria. “O trabalho coordenado pelo professor Scolforo é um dos melhores trabalhos de projeção florestal”, considerou Welker. Por isso, explica que a UFLA foi a única universidade considerada na visita, que incluiu outros empreendimentos e grandes empresas do setor. Uma grande empresa em nível mundial, mas ainda em expansão na América Latina, a AFM procura estreitar a parceria com a UFLA para dar oportunidade a professores e estudantes na condução de pesquisas, sobretudo nas áreas de biometria e silvicultura. A LAFM presta serviços a investidores globais na compra, gestão, avaliação e disposição de propriedades florestais na América Latina. O diferencial está justamente no portfólio de clientes que mantém em diferentes partes do mundo. Além disso, dispõe de uma rede de colaboração, em especial, nos Estados Unidos, que inclui o Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (conhecido como Virginia Tech) e a Universidade Estadual da Carolina do Norte (NC State). Também participa de cooperativas de pesquisa universitária para fornecer experiência adicional em relação à silvicultura, genética florestal, mercados de madeiras e modelagem de crescimento e produção nos Estados Unidos e na América Latina. John Welker tem sua base na sede da AFM em Charlotte, Carolina do Norte. Bacharel em Gestão Florestal pela Universidade de Auburn, Mestrado em Manejo Florestal pela Universidade de Yale e Ph.D conjunto em Economia e Gestão Florestal pela Universidade Estadual  da Carolina do Norte, possui mais de 40 anos de experiência no setor, sendo 11 anos de atividades no Brasil. Sobre a escolha da UFLA para a proposição da parceria, o empresário ressaltou: “nós temos confiança de que o padrão de qualidade dos trabalhos realizados aqui é o mesmo esperado pelos nossos clientes”. Para o reitor, professor José Roberto Scolforo, a UFLA poderá ser um parceiro importante nessa rede de pesquisas que inclui diferentes instituições de reconhecimento mundial. Ele destaca que as parcerias fortalecem o processo de internacionalização da Universidade e contribuem para ampliar a visibilidade dos estudos realizados na UFLA para diferentes segmentos.