I Ciclo de Palestras em Terapia e Atividade Assistida por Animais foi realizado na UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 26 Mai 2015 13:26 | Última Atualização: Segunda, 25 Mai 2015 06:37
[caption id="attachment_86479" align="alignleft" width="249"]Núcleo de Estudos em Bem Estar e Comportamento Animal (Neca) organiza evento na UFLA Núcleo de Estudos em Bem Estar e Comportamento Animal (Neca) organiza evento na UFLA[/caption] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou o “I Ciclo de Palestras em Terapia e Atividade Assistida por Animais”, promovido pelo Núcleo de Estudos em Bem Estar e Comportamento Animal (Neca), sob coordenação do professor do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Sérgio Alves Bambirra. No primeiro dia do evento, o professor do Instituto Federal Sudeste – câmpus de Barbacena (IFSudeste), Jorge Luiz Baugratz, apresentou um histórico sobre o uso do cavalo pela humanidade até chegar à equoterapia. Em seguida, foram levantadas questões cientificas da equoterapia, além de apresentar relatos de casos emocionantes sobre as mudanças na vida de participantes, familiares e funcionários, ao utilizar essa atividade. [caption id="attachment_86480" align="alignright" width="249"]Oportunidade para trocar informações sobre a condição de vida das pessoas envolvidas com os animais terapeutas Oportunidade para trocar informações sobre a condição de vida das pessoas envolvidas com os animais terapeutas[/caption] No dia seguinte, o médico veterinário Leonardo Curi, idealizador do Instituto Religare, abordou o lado social da terapia assistida por animais, apresentando informações sobre a escolha do animal adequado à terapia e ao paciente. Além disso, o médico veterinário exemplificou com histórias comoventes que retratam a melhora na condição de vida das pessoas envolvidas com os animais terapeutas. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de maio, das 18h às 22h, na sala 1 do Hospital Veterinário da UFLA, com ampla participação da comunidade acadêmica e externa.
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA