Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Tecnologias da UFLA: dispositivo de segurança para veículos é capaz de detectar motorista

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 10 Junho 2015 11:45 | Última Atualização: Terça, 26 Mai 2015 14:07
tecnologias-ufla-celsoComputadores de bordo dos veículos armazenam e transmitem informações úteis para os condutores, auxiliando na direção e segurança, sendo também capazes de detectar características de direção individuais dos motoristas. Pensando nisso, o mestrando Celso de Ávila Ramos e o professor Wilian Soares Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, criaram um sistema inteligente para classificação e reconhecimento de condutores de veículos para uso na segurança. O que esse sistema faz é reconhecer o condutor do veículo a partir de suas características na direção, utilizando-se de computadores de bordo e aplicativos que registram tais características. Assim, o sistema é capaz de detectar se o veículo está sendo guiado por um indivíduo diferente, o que permite: aplicações como a emissão de alertas a proprietários, autoridades, seguradoras (entre outros), quando há ocorrência de furtos ou roubos; ou ainda, interação remota com funcionalidades do veículo, que dificultem ações de condutores classificados como impróprios. [caption id="attachment_86610" align="alignleft" width="249"]Celso Ramos e o prof. Wilian Lacerda Celso Ramos e o prof. Wilian Lacerda[/caption] Atualmente, os veículos automotivos vêm equipados com computador de bordo, capaz de fornecer todas as informações úteis ao sistema neural antifurto veicular que está sendo desenvolvido. A tendência é que tais informações não sejam usadas somente para fins de diagnóstico e manutenção do veículo, mas também para outras finalidades, como a transmissão de dados do veículo remotamente, inclusive para fins de segurança. Nesse sentido, a equipe da UFLA pensou na utilização de redes neurais artificiais para a classificação dos condutores do veículo, além da emissão de alerta em caso de roubo e possível imobilização do veículo em caso de detecção de atividade de condução indevida. A pesquisa, tema da dissertação de mestrado de Celso, ainda não está no mercado, pois está passando pelos ajustes finais. Assim, estão sendo recolhidos os dados dos condutores para o treinamento da rede neural. Espera-se, também, que posteriormente o sistema embarcado possa receber uma mensagem do proprietário, capaz de interromper alguma funcionalidade do veículo. A finalização do produto também depende da aquisição de equipamentos laboratoriais específicos. ----- inovacao-empreendedorismoFique por dentro das tecnologias que estão sendo desenvolvidas na UFLA, acompanhe a série semanalmente no Portal UFLA. Este é um dos projetos da assessoria de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Lavras. Os professores/pesquisadores que ainda não participaram favor entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Veja a lista de matérias já publicadas nesta série sobre tecnologias da UFLA
Amanda Castro - Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo UFLA
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.