Confira os lançamentos das editoras universitárias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 16 Setembro 2007 21:00 | Última Atualização: Domingo, 16 Setembro 2007 21:00

“Geografares – nº 5”, publicação do Departamento de Geografia da Ufes – O número cinco da revista Geografares trata de temas diversificados em territórios múltiplos. Uma primeira série de artigos aborda questões ligadas à agricultura e aos espaços costeiros, estudos de comunidades vegetais e das formas de conhecimento tradicional dos ciclos da natureza, e as relações conflituosas de certa agricultura com as populações indígenas. (UFES)

“O comum e a experiência da linguagem”, Sabrina Sedlmayer; César Guimarães; Georg Otte (Org.) – explora as instigantes invenções conceituais de “A comunidade que vem”, de Giorgio Agamben, contempladas em seus aspectos estéticos, éticos e políticos, nos domínios da literatura, da filosofia e do cinema. Os textos são percorridos por uma indagação que orienta insistentemente a perspectiva de Agamben: de que modo a experiência da linguagem pode constituir uma comunidade cuja potência reside no fato de que nela o traço comum não se guia pelas noções de identidade e pertencimento? (UFMG)

'Movimento Estudantil Brasileiro e a Educação Superior', Michel Zaidan Filho e Otávio Luiz Machado (Orgs.) – a publicação representa um esforço de pesquisadores de diversos campos de conhecimento que estudaram ou vivenciaram o movimento estudantil brasileiro a partir dos anos 1950, que buscam empreender uma análise histórica e sociológica dos seguintes aspectos: sociabilidade juvenil, aprendizagem extracurricular, participação política, juventudes, movimentos estudantis, casas e repúblicas estudantis, impactos da educação superior, repressão e ditadura militar, o papel da universidade na sociedade brasileira, reforma universitária, esquerda revolucionária, expressões culturais dos estudantes, sonho revolucionário, carreira profissional e outras questões. (UFPE)

“Computação, cognição, semiose”, Ângelo Loula, João Queiroz e Ricardo R. Gudwin (Orgs.) – a obra é uma reunião de textos no qual filósofos, lingüistas, estudiosos da Semiótica e cientistas cognitivos abordam noções de semiose, mente, aprendizagem e inteligência estendida e ocupacional. O livro discute os processos semióticos dos novos modelos computacionais e coloca em questão a possibilidade de sistemas artificiais viverem em um mundo semiótico (de acordo com a noção de Umwelt). Aborda também os problemas teórico, empíricos e metodológicos em relação à capacidade de criaturas biológicas não humanas de usar signos. A temática da obra circunda as noções de “semiose genuína”, “mundo fenomenal”, máquina semiótica e símbolo. (UFBA)

“História Natural da Marambaia”, Luis Fernando Tavares de Menezes, Ariane Luna Peixoto & Dorothy Sue Dunn de Araújo – o objetivo do livro é reunir a maior quantidade possível de informações científicas sobre a Marambaia, no Rio de Janeiro. A região constitui um trecho da paisagem fluminense que preserva registros do contato do homem pré-histórico com a natureza, além de ser importante área de conservação de restinga, manguezais e floresta atlântica, de incrível e peculiar biodiversidade. (UFRRJ)

“Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental”, Giorgio Agamben – a partir da questão do lugar próprio dos produtos do fazer humano, este livro propõe a reconstrução de quatro momentos fundamentais da cultura européia: a teoria do fantasma na poesia de amor do século 13; o conceito de melancolia, desde os pais da Igreja até Freud; a obra de arte frente ao domínio da mercadoria; a forma emblemática, desde o século 16 até o nascimento da semiologia. (UFMG)

“Obituário Arquitetônico: Pernambuco modernista”, Luiz Amorim – a publicação traz como tema a conservação do patrimônio modernista do estado de Pernambuco, sob a ótica da demolição e descaracterização de seus exemplares mais significativos. A perda destes exemplares é interpretada como uma morte arquitetônica, que é revelada através de suas diversas facetas. (UFPE)

“Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância”, de Marcelo Almeida Bairral – o autor aborda a aprendizagem matemática em ambientes virtuais. Discussões teórico-práticas são feitas ao longo da obra com o objetivo principal de preencher lacunas metodológicas sobre a análise do aprendizado em processos de formação a distância. Embora os exemplos venham da matemática, o leitor de uma área não afim poderá compreender com facilidade o seu propósito. A publicação também não se limita aos estudiosos da EaD (Educação a distância). (UFRRJ)

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)