Medicina Veterinária da UFLA é acreditado pelo Sistema Arcu-Sul/Mercosul
O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi reconhecido com a
Acreditação de Qualidade Acadêmica Mercosul de Cursos Universitários (Arcu-Sul), no âmbito do Setor Educacional do Mercosul. O Sistema executa a avaliação e acreditação de cursos universitários, sendo gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), que no Brasil é administrado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
Na UFLA, a avaliação foi realizada em setembro de 2013, por uma equipe especialmente designada para atestar a qualidade do curso. A acreditação tem validade até 18/11/2020.
Trata-se de uma garantia pública, entre os países do Mercosul, que o curso acreditado tem elevado nível acadêmico e científico, conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais. A acreditação é o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, garantindo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma.
[caption id="attachment_86762" align="alignright" width="249"]
Medicina Veterinária da UFLA ganha reconhecimento com selo de qualidade acadêmica[/caption]
Para o chefe do Departamento de Medicina Veterinária, professor Raimundo Vicente de Sousa, o sistema de acreditação serve como um mecanismo de reconhecimento dos cursos de graduação, um importante selo de qualidade. Esse selo facilita a mobilidade acadêmica, estimulando processos de avaliação e favorecendo a comparação em termos de qualidade acadêmica.
A acreditação também facilita a participação no programa Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul (Marca), com editais frequentes que chamam a atenção de estudantes da UFLA. Favorece ainda o Plano de Internacionalização da Universidade, que incentiva a interação com instituições de referência em todos os países, em especial, na América Latina e África.
Segundo o relatório "Arcu-Sul", o curso de Medicina Veterinária da UFLA desenvolve-se com formação e criação intelectual dinâmica, de forma abrangente e integrada das áreas fundamentais da atividade universitária apresentando coerência com a missão da UFLA. “Existe um mecanismo explícito de acompanhamento e adequação dos planos, o que é verificado através da criação e atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE), órgão consultivo do colegiado de curso, e da pró-reitoria de graduação responsável pela avaliação crítica e atualização contínua do Projeto Pedagógico do Curso (PPC)... Os projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de extensão possuem estreita relação com o meio em que se inserem...”.
O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras iniciou-se em 26 de agosto de 1993. Atualmente, oferece 100 vagas anuais, divididas igualmente em duas entradas semestrais.
- Modalidade:Bacharelado
- Titulação:Bacharel em Medicina Veterinária
- Regime:Semestral
- Período:Integral
- Duração:10 semestres
- Nº de vagas por semestre:50
- Coordenadora:Profª. Suely de Fátima Costa
- Telefone:(35) 3829-1740
- E-mail:sfcosta @ dmv.ufla.br
- Currículo Pleno
Consulte o site do curso de Medicina Veterinária
Com informações de Daniele Souza - Bolsista Ascom/DMV-UFLA