Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Encontro do Pibid será realizado na UFLA nesta terça (9/6) - veja o convite em Libras

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 10 Junho 2015 12:55 | Última Atualização: Segunda, 08 Junho 2015 13:09
pibidEsta terça-feira (9/6) é dia de Encontro Geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Lavras (Pibid/UFLA). Norteada pelo tema “Reflexões sobre docência e Pedagogia do Oprimido”, tendo como base a obra de Paulo Freire, a programação terá início às 13h, no Salão de Convenções. Todo o encontro será traduzido na Língua Brasileira de Sinais (Veja o convite feito em Libras). Além das atividades presenciais, o encontro terá uma etapa virtual, para geração da problematização. Pelo link http://lite.dex.ufla.br/moodle26/, os inscritos terão à sua disposição salas virtuais para interagir com os diversos públicos do Programa no período de 25/5 a 9/6. Para sintetizar as discussões e perpetuar a integração, haverá também um pós-evento virtual, de 9/6 a 30/6. Em 9/6 a programação começará com uma atividade cultural, seguindo para a conversa sobre o tema proposto e a abertura para o debate. O encerramento será feito com um cafezinho. A organização do encontro é feita pelo Pibid Interdisciplinar UFLA. Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire O livro Pedagogia do Oprimido é considerado a obra mais importante e completa de Paulo Freire. Traduzida em mais de 20 idiomas, tornou-se referência para o entendimento da prática de uma pedagogia libertadora e progressista. Nela, estão os temas que sustentam a concepção freireana: conscientização, revolução, diálogo, cooperação, entre outras.libras Quando Freire fala em pedagogia, ele não está falando apenas das relações que se estabelecem na escola e na sala de aula. A sua pedagogia está relacionada a todo o contexto de opressão social e de falta de democracia. Toda educação é política, assim como toda política é educativa. Não existe neutralidade. Portanto, o seu método dialógico, problematizador, não é apenas um método ou uma teoria pedagógica, mas uma práxis que propõe a libertação da opressão que predomina na nossa sociedade. Fonte sobre a obra de Paulo Freire: Projeto Memória. Consulte a programação e outros detalhes sobre o Encontro.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.