Reitor da Ufla participa do Congresso Internacional de Reitores Latino-americanos e Caribenhos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 16 Setembro 2007 21:00 | Última Atualização: Domingo, 16 Setembro 2007 21:00

O reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participa do Congresso Internacional de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos. O evento, promovido pelo Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (Iesalc), órgão da Unesco, e a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pretende incentivar o debate entre reitores e dirigentes universitários para formular estratégias e propor ações voltadas para a inserção das universidades latino-americanas e caribenhas em projetos de desenvolvimento social, fortalecendo sua função de pertinência e relevância.

O encontro, que ocorre até o dia 19 de setembro na UFMG, tem como tema o “Compromisso Social das Universidades da América Latina e Caribe”. O congresso tem a função de reavaliar o papel das universidades para a inclusão social e reforçar o valor ético e moral da educação universitária e do instrumental científico, para potencializar a contribuição das instituições de ensino superior para a cultura pública.

O Congresso é parte da agenda preparatória da Conferência Regional de Educação Superior - CRES, que acontecerá em 2008, em Cartagena, Colômbia, e pretende estabelecer uma agenda comum das universidades latino-americanas e caribenhas e gerar uma proposta em bloco para a próxima Conferência Mundial de Educação Superior, em 2009, na França.

Participam do evento, também, o ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad; os vice-ministros de Educação Superior do México, Rodolfo Tuirán Gutiérrez; da Venezuela, Tibisay Hung; da Bolívia, Ramiro Tapia Sainz; e a diretora do Iesalc e ex-presidente da Andifes, Ana Lúcia Gazzola, além de 199 reitores e 55 vice-reitores de instituições de ensino superior de 25 países da América Latina e do Caríbe.