Ufla realiza Encontro Nacional de Pós-Graduação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 17 Setembro 2007 21:00 | Última Atualização: Segunda, 17 Setembro 2007 21:00

A Universidade Federal de Lavras realizou o II Encontro Nacional de Pós-Graduação e IV Fórum dos Coordenadores dos Programas de Microbiologia da Área de Ciências Agrárias. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola teve como apoiadores a Fapemig, a Liobras e a Biociclo, teve início no dia 16 de setembro e reuniu docentes e discentes dos seis cursos de pós-graduação existentes no Brasil, Ufla, UFV, Esalq-USP, UFRGS, Unesp-Botucatu e Unesp-Rio Claro.

A utilização de microrganismos através da biotecnologia vem sendo aplicada visando à agregação de valores aos produtos obtidos. O programa de microbiologia da Ufla vem selecionando leveduras de interesse na fermentação de diversas bebidas, explorando cogumelos comestíveis e/ou medicinais pela modificação da composição do substrato. Atua também na avaliação de produtos alimentícios, levantamento de microrganismo nos solo, relação de patogenicidade microbiana em tanque de peixes e levantamento de microrganismo endófitos em plantas.

Foram convidados para compor a mesa de honra: Joel Augusto Muniz, pró-reitor de Pós-Graduação, Rosane Freitas Schwan, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/ Microbiologia Agrícola, doutoranda Carolina Valeriano, representado os estudantes do Programa de Pós-Graduação e Jose Oswaldo Siqueira diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq,

O II Encontro nacional de Pós-Graduação e IV Fórum dos Coordenadores dos programas de Microbiologia da Área de Ciências Agrárias teve por finalidade promover a interação dos programas de Pós Graduação em Microbiologia das Ciências Agrárias presentes no Brasil, discutindo seus objetivos, avanços e perspectivas.