Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Pesquisas da UFLA são apresentadas em conferência na Hungria sobre qualidade do solo

Publicado: Segunda, 22 Junho 2015 07:02 | Última Atualização: Quinta, 18 Junho 2015 14:23
[caption id="attachment_87962" align="alignright" width="186"]Professor Winfried Blum, da University of Natural Resources and Life Sciences, Vienna, Austria, com o professor Marx Leandro Naves Professor Winfried Blum, da University of Natural Resources and Life Sciences, Vienna, Austria, com o professor Marx Leandro Naves[/caption] No Ano Internacional dos Solos, as pesquisas realizadas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm ganhado destaque em eventos nacionais e internacionais sobre a temática. No início de junho, o professor Marx Leandro Naves Silva, do Departamento de Ciência do Solo (DCS/UFLA), fez uma apresentação no "International Conference on Land Quality and Landscape Processes", realizado em Keszthely, Hungria. Nesta conferência foram discutidos vários aspectos relacionados a avaliação da qualidade do solo em sistemas de manejo e uso do solo, principal linha de pesquisa do professor e sua equipe, que já rendeu várias teses, dissertações e artigos publicados. O estudo apresentado abordou a qualidade do solo com relação à erosão hídrica em sistemas florestais na região centro-oeste do Mato Grosso do Sul. De acordo com o professor, a participação na conferência propiciou muitas oportunidades de parceria com professores e pesquisadores de instituições da Europa e China, notadamente com os professores Velibor Spavelic, do Institute of Forestry of Montenegro e Xiaoqing Song, do Geographical Sciences College, Guangzhou University. Parcerias que fortalecem ainda mais o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPCS), classificado com a nota máxima na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – nota 7, considerada de excelência internacional. O tema ‘modelagem da erosão hídrica em sistemas de uso e manejo solo’ atraiu a atenção para futuras parcerias, assim como o uso de imagens 3D a partir de veículos não tripulados – drones, para a avaliação e planejamento conservacionista do solo e redução dos impactos ambientais. O professor Marx tem se destacado pelo pioneirismo nos estudos da dinâmica, modelagem e monitoramento da erosão hídrica, utilizando o princípio da aerofotogrametria. Na programação do evento, o professor Marx teve a oportunidade de visitar a Georgikon Faculty e a University of Pannonia, em Keszthely, Hungria. Em especial, teve acesso aos experimentos de avaliação da qualidade do solo em sistemas de manejos de culturas conduzidos nesta universidade há mais de 100 anos, além de áreas vinícolas da região. Em abril, o professor Marx Naves apresentou resultados de suas pesquisas na Global Soil Week, realizada na Alemanha. No momento, o professor está preparando uma série de estudos para apresentar no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, que será realizado em agosto, em Natal – RN.    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.