Grupo Teatro Construção comemora seus 37 anos com apresentações na UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 23 Junho 2015 11:11 | Última Atualização: Sexta, 19 Junho 2015 05:00
[caption id="attachment_87989" align="alignleft" width="249"]Teatro Construção (O Médico Saltador) (2) Cena do espetáculo "O médico Saltador"[/caption] Em comemoração aos 37 anos do Grupo Teatro Construção, serão realizadas diversas apresentações em Lavras nos meses de junho e julho. O público será agraciado com os espetáculos “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare; “A Lição”, de Eugène Ionesco; e “O Médico Saltador” de Molière. Todos eles terão entrada franca.     Espetáculo “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare  27 de junho, (sábado), 17h, na Praça do Câmpus Histórico da UFLA. 5 de julho, (domingo), 11h30, na Praça do Câmpus Histórico da UFLA. Espetáculo “A Lição”, de Eugène Ionesco 3 de julho (sexta-feira), 20h, no Salão de Convenções da UFLA. Espetáculo “O Médico Saltador” de Molière 4 de julho (sábado), às 20h, no Salão de Convenções da UFLA.   Também será realizada uma oficina de interpretação teatral “A Arte do Improviso”, com Ricardo Calixto. Essa será a oportunidade para que os interessados participem de laboratórios de expressão vocal, corporal e emocional, e ainda laboratórios de improvisação e encenação. A oficina será oferecida nos dias 27 e 28 de julho, das 8h às 12h, na Casa das Pedras (câmpus histórico da UFLA). A participação na oficina é gratuita, contudo é necessário fazer inscrição por meio dos telefones 3829-1585 (Alessandro) e 9149-7019 (Ricardo), ou ainda pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão 30 vagas. É necessário ter a idade mínima de 14 anos.   Grupo Teatro Construção Trata-se de um grupo de formação, produção e apresentação teatral que há 37 anos coloca o teatro em cartaz nos palcos, ruas e festivais. Com centenas de apresentações, oitenta e [caption id="attachment_87990" align="alignright" width="249"]A peça "Romeu e Julieta", já apresentada na UFLA. A peça "Romeu e Julieta", já apresentada na UFLA.[/caption] uma montagens e dez peças no repertório atual, o Grupo percorre praças, escolas, universidades e empresas de diversas cidades. O Grupo Teatro Construção conta com 15 integrantes, atores experientes e iniciantes, de todas as idades. http://www.teatroconstrucao.com.br/ https://www.facebook.com/teatroconstrucao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   Sinopses dos espetáculos Romeu e Julieta Adaptação: Ernani Augustus Direção: Ricardo Calixto Elenco: Amanda Ferres, Átila Nonato, Bruno Borges, Denian Castro, Felipe Cáceres, Gabriel Amaral, Letícia Rufato, Malu Guimarães, Nina Rufato e Ricardo Calixto. A peça narra uma tragédia: a história de amor entre dois jovens de famílias rivais, os Montecchio e os Capuleto. A trama de Romeu e Julieta, primeira grande tragédia de Shakespeare, é baseada em fatos ocorridos na própria cidade de Verona. A montagem feita pelo Grupo Teatro Construção será uma releitura para palco de rua. O GTC transpõe a tragédia de dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira, evocada por elementos presentes no cenário, nos adereços e na música, que rege toda a peça com uma linguagem inspirada em neologismos.   O Médico Saltador Tradução e Adaptação: Ernani Augustus e Ricardo Calixto Direção: Ricardo Calixto Elenco: Amanda Ferres, Bruno Borges, Denian Castro, Gabriel Amaral, Letícia Rufato e Ricardo Calixto. É uma peça que fala das impagáveis peripécias de um criado para promover a união do patrão com a sua amada. O escritor tem como característica marcante satirizar a precária ciência do seu tempo, no caso, a medicina. Através de um suave mergulho nos estilos farsescos e da Commedia dell’Arte, o diretor procura mostrar a riqueza abundante em todos os personagens, tornando assim o ato de assistir ao espetáculo uma brincadeira que nos leva ao encontro de nossas alegrias mais sublimes. A Lição [caption id="attachment_87988" align="alignright" width="249"]Cena do espetáculo "A Lição". Cena do espetáculo "A Lição".[/caption] Adaptação e Direção: Ricardo Calixto Elenco: Amanda Ferres, Átila Nonato e Gabriel Amaral Um professor conhecido da cidade, especializado em aulas particulares sobre qualquer assunto, atende alunos interessados em apresentar-se ao concurso de doutorado total ou parcial. Nesse ambiente, entra a nova aluna, interessada nos conhecimentos do professor. O que se acompanha após sua chegada são as diferentes relações de poder entre as personagens, destacando-se a criada - uma figura aparentemente onisciente. A Lição busca, através do absurdo, esmiuçar parte da verdade das afinidades humanas. Está presente a procura infinita pelo conhecedor e pelo conhecimento. Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.