Estudantes de licenciatura em Biologia tiveram trabalhos premiados em Simpósio

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 24 Junho 2015 11:56 | Última Atualização: Sexta, 19 Junho 2015 14:34
pibidIntegrantes do Programa de Iniciação à Docência (Pibid-Biologia) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) levaram 17 trabalhos ao IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Duas dessas produções foram, inclusive, premiadas no evento.  Uma delas ficou classificada em primeiro lugar na sessão temática “Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em ensino em Ciências”. A outra conquistou a liderança na sessão “Ensino em espaços não formais de divulgação científica”. O texto “A construção coletiva de uma proposta de conteúdos curriculares de Ecologia para o Ensino Médio na formação inicial de professores com suportes na História da Ciência” teve com autores os estudantes de licenciatura em Biologia João Augusto dos Reis Neto, Marco Túlio Mendes Ferreira e Taís Silva, assim como o professor Antônio Fernandes Nascimento Júnior. [caption id="attachment_88037" align="alignright" width="249"]premio-joao-pibid1 O aluno bolsista do Pibid João Augusto dos Reis Neto (ao centro), no momento em que recebia o prêmio pelo trabalho “Educação Científica e Ambiental através de diálogos e práticas no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras”.[/caption] “Educação Científica e Ambiental através de diálogos e práticas no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras” foi o título da outra produção premiada. Seus autores são o servidor técnico-administrativo José Sebastião Andrade de Melo, a estudante de licenciatura em Ciências Biológicas Lorrana Nascimento Ferreira e o professor Antônio. Ambos os textos serão publicados na Revista Práxis, periódico online do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Sob orientação e coordenação do professor Antônio, os membros do Pibid Biologia levaram outros 15 trabalhos ao Simpósio, tendo sido um apresentado sob a forma de pôster e os demais em sessões orais. Para o professor, os resultados foram positivos e a qualidade de todos os trabalhos é muito semelhante. “O reconhecimento, por meio da premiação, é bom porque mostra ao grupo que ele está trilhando o caminho certo, e que a comunidade científica valoriza seu trabalho”, comenta. Antonio, que também coordena o Laboratório de Educação Científica e Ambiental do Departamento de Biologia (Leca/DBI), [caption id="attachment_88036" align="alignright" width="249"]O técnico administrativo José Sebastião Melo (ao centro) recebeu prêmio na sessão “Ensino em espaços não formais de divulgação científica”. O técnico administrativo José Sebastião Melo (ao centro) recebeu o prêmio pelo trabalho apresentado na sessão “Ensino em espaços não formais de divulgação científica”.[/caption] enfatiza a importância do Museu de História Natural (MHN) no desenvolvimento dos trabalhos do Pibid Biologia. “Nosso grupo se reúne no Museu às terças e quintas-feiras. É um espaço parceiro que nos acolhe e enriquece nossas atividades. Um dos trabalhos premiados o envolve diretamente”, diz. O Pibid Biologia tem atualmente 38 participantes: além do professor Antonio e do servidor José Melo, são 30 estudantes de licenciatura em Biologia e 6 professores da rede pública. A quarta edição Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro ocorreu em Volta Redonda (RJ) nos dias 11/6 e 12/6. Com periodicidade bienal, o evento é organizado pelo Programa em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa).
Colaboração com no texto: João Augusto dos Reis Neto e José Melo.