Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudante da UFLA ganha bolsa de estudo de curso de sapateado nos EUA

Publicado: Segunda, 29 Junho 2015 05:05 | Última Atualização: Quinta, 25 Junho 2015 07:39
lucas-freitas-sapateadoLucas Freitas é estudante de Ciências Biológicas na UFLA, mas tem uma grande paixão e longa história com a dança: pratica sapateado desde os sete anos. Seu talento o fez ganhar uma bolsa de estudo para um curso nos Estados Unidos, no ano que vem. Ele participou de um curso intensivo de sapateado avançado, de 4 a 7 de junho, no Rio de Janeiro, ministrado pelo grupo Syncopated Ladies (referência no sapateado mundial). Nesse curso, Lucas foi observado pelas dançarinas, que o escolheram para receber uma bolsa para participar do DC Tap Fest. Trata-se de um festival de dança que ocorrerá em Washington, de 14 a 21/3/2016. Lá, o estudante ganhará uma semana de curso de sapateado. A escolha do curso Ciências Biológicas e a mudança de cidade não foram impedimentos para que Lucas interrompesse a prática do sapateado: “Danço desde os sete anos e nunca parei, embora tenha deixado a academia da minha cidade, onde praticava”, diz. Na UFLA, ele participa, há quase um ano e meio, do projeto de extensão “Ballet e Inclusão Social”, coordenado pela professora Maria Cristina Angélico Mendonça (DAE). Lucas é um dos monitores desse projeto: ele compartilha seu conhecimento ministrando aulas de sapateado. [caption id="attachment_88514" align="alignleft" width="249"]Profª Maria Cristina e Lucas Freitas Profª Maria Cristina e Lucas Freitas[/caption] Para a professora Maria Cristina, o recebimento da bolsa atesta a competência de Lucas: “Ele possui amplo conhecimento e domínio do sapateado, e tem futuro nessa linha – além de ser uma pessoa muito boa para se lidar”, elogia. Originalmente uma dança irlandesa, o sapateado tem como característica principal a produção de sons sincopados pelos pés. O estilo ganhou notoriedade a partir da década de 1930, nos EUA, onde também foi enriquecido por movimentos de todo o corpo. Isso permitiu a inclusão do estilo de cada dançarino, em contraste com uma forma mais antiga, em que o tronco permanecia rígido. Hoje, o sapateado é incorporado em vários ritmos: “É uma dança versátil”, ressalta Lucas. “Ballet e Inclusão Social” O projeto de extensão oferece aulas de ballet e jazz para universitários, servidores, filhos de servidores e membros da comunidade em geral. As aulas ocorrem nas segundas, terças e sextas-feiras, no Anfiteatro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), no Câmpus Histórico da UFLA. Os interessados podem se inscrever nessas aulas.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.