Fim de semana com teatro na UFLA – GUT e Grupo Teatro Construção fazem apresentações

Publicado: Quinta, 02 Julho 2015 06:36 | Última Atualização: Segunda, 29 Junho 2015 08:38
[caption id="attachment_88647" align="alignright" width="249"]Grupo Universitário de Teatro GUT - Insanos Incena, da Universidade Federal de Lavras, em apresentação na Casa das Pedras Grupo Universitário de Teatro GUT - Insanos Incena, da Universidade Federal de Lavras, em apresentação na Casa das Pedras[/caption] A palavra 'Teatro' deriva do grego “theaomai”, que significa “olhar com atenção”. É esse justamente o sentido que a Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem dando para a arte milenar, que associa literatura e encenação para continuar encantando o público. Trata-se de “olhar com atenção” as alternativas culturais para os membros da comunidade acadêmica e também para a sociedade de Lavras e região, ampliando o acesso à arte e à cultura, com programação eclética, aberta e gratuita. Na sexta-feira (26/6), o Grupo Universitário de Teatro GUT - Insanos Incena, da Universidade Federal de Lavras, se apresentou na Casa das Pedras, no Câmpus Histórico da Universidade, com duas leituras dramáticas. O primeiro texto foi "Desolação", de autoria de Marvin Rosa, membro do grupo, e, na sequência, o texto "Por aqueles que se afogavam em sonhos", texto cedido pelo autor Bertho Horn. [caption id="attachment_88648" align="alignleft" width="249"]Estudantes encenam duas leituras dramáticas do cotidiano Estudantes encenam duas leituras dramáticas do cotidiano[/caption] Com casa cheia, os atores dividiram com o público as angústias do tempo contemporâneo. O grupo atual existe há dois anos e meio, tendo como componentes: Amanda Melo, Aldo César, Danuza Adriene, David H. Jorge, Marvin Rosa, Paulo Silvério, Gabriela Avelar e Gabrielle Pinheiro (coordenadora do grupo). O GUT é um projeto da Coordenadoria de Cultura/ Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Proec, sendo coordenado pelo professor Silvério José Coelho. Celebração à arte Em comemoração aos 37 anos do Grupo Teatro Construção, serão realizadas diversas apresentações em Lavras nos meses de junho e julho. No sábado (27/6) foi realizado o primeiro espetáculo da programação - “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare, na praça central do Câmpus Histórico da UFLA. Quem perdeu a apresentação terá mais uma chance para ver o espetáculo “Romeu e Julieta”, que será encenado mais uma vez, no dia 5 de julho, às 11h30, na Praça do Câmpus Histórico. [caption id="attachment_88649" align="alignright" width="249"]Apresentação na praça do Câmpus Histórico - incentivo à cultura Apresentação na praça do Câmpus Histórico - incentivo à cultura[/caption] O Grupo Teatro Construção participa de projetos em parceria com a Universidade para a divulgação do teatro e incentivo à cultura. Trata-se de um grupo de formação, produção e apresentação teatral que há 37 anos coloca o teatro em cartaz nos palcos, ruas e festivais. Com centenas de apresentações, montagens e dez peças no repertório atual, o Grupo percorre praças, escolas, universidades e empresas de diversas cidades. Conta com 15 integrantes, atores experientes e iniciantes, de todas as idades. Também será realizada na UFLA uma oficina de interpretação teatral “A Arte do Improviso”, com Ricardo Calixto. Será uma oportunidade para que os interessados participem de laboratórios de expressão vocal, corporal e emocional, e ainda laboratórios de improviso e encenação. A oficina será oferecida nos dias 27 e 28 de julho, das 8h às 12h, na Casa das Pedras (Câmpus Histórico da UFLA). [caption id="attachment_88650" align="alignleft" width="249"]Quem perdeu a apresentação terá mais uma chance para ver o espetáculo “Romeu e Julieta”, que será encenado mais uma vez, no dia 5 de julho, às 11h30, na Praça do Câmpus Histórico. Quem perdeu a apresentação terá mais uma chance para ver o espetáculo “Romeu e Julieta”, que será encenado mais uma vez, no dia 5 de julho, às 11h30, na Praça do Câmpus Histórico.[/caption] A participação na oficina é gratuita, contudo é necessário fazer inscrição por meio dos telefones 3829-1585 (Alessandro) e 9149-7019 (Ricardo), ou ainda pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão 30 vagas. É necessário ter a idade mínima de 14 anos. Confira os próximos espetáculos:
  •  Espetáculo “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare
5 de julho, (domingo), às 11h30, na Praça do Câmpus Histórico da UFLA.
  • Espetáculo “A Lição”, de Eugène Ionesco
3 de julho (sexta-feira), às 20h, no Salão de Convenções da UFLA.
  • Espetáculo “O Médico Saltador” de Molière
4 de julho (sábado), às 20h, no Salão de Convenções da UFLA. http://www.teatroconstrucao.com.br/ https://www.facebook.com/teatroconstrucao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Confira a Galeria de fotos da Apresentação "Romeu e Julieta" - Grupo Teatro Construção. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.