Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Aprendizado além da sala de aula: Estudantes da UFLA visitam fundação hospitalar e fábrica de cimento

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 03 Julho 2015 14:07 | Última Atualização: Terça, 30 Junho 2015 14:45
[caption id="attachment_89339" align="alignleft" width="249"]Estudantes em visita técnica à Fundação Hospitalar do Município de Varginha – FHOMUV (Hospital Bom Pastor) Estudantes em visita técnica à Fundação Hospitalar do Município de Varginha – FHOMUV (Hospital Bom Pastor)[/caption] Estudantes de Nutrição visitam Fundação Hospitalar do Município de Varginha Estudantes do 7º e 8º períodos do curso de Nutrição da Universidade de Lavras (UFLA) realizaram uma visita técnica à Fundação Hospitalar do Município de Varginha – FHOMUV (Hospital Bom Pastor), referência em oncologia na região. Os discentes que cursam as disciplinas Dietoterapia I e Dietoterapia II com as professoras Ívina Catarina de Oliveira Guimarães e Lívia Garcia Ferreira, respectivamente, estiveram na FHOMUV com o intuito de conhecer a atuação do nutricionista clínico hospitalar. A visita ocorreu no dia 24 de junho. Na ocasião, a nutricionista da Fundação, Poliana Bárbara de Lima Soares, com vasta experiência na área clínica, revelou sua rotina diária. “Ela também mostrou como lida com as dificuldades para fornecer a melhor dieta para o paciente, uma vez que envolve custos muitas vezes obstantes de um atendimento padrão SUS”, comenta a professor Ívina. Durante a visita também foi permitido conhecer o serviço de nutrição e dietética,  as alas de internação, oncologia e demais setores relacionados à área de nutrição clínica. “Ficamos felizes em constatar que existem locais na região que valorizam o profissional nutricionista. Quando isso ocorre quem mais ganha é o paciente, seja com a saúde ou mesmo com a melhor qualidade de vida”, relata Ívina. Graduandos e pós-graduandos de Engenharias visitam a fábrica InterCement em Ijaci [caption id="attachment_89341" align="alignleft" width="249"]Estudantes do curso de graduação ABI-Engenharias e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais da UFLA Estudantes do curso de graduação ABI-Engenharias e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais da UFLA durante visita à empresa[/caption] Estudantes do curso de graduação ABI-Engenharias e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais da UFLA tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica InterCement, em Ijaci. A visita técnica, realizada no dia 25 de junho, foi promovida pelo Núcleo de Estudos em Materiais Nanoestruturados (NEMaN), sob a coordenação dos professores Lívia Elisabeth Vasconcellos de Siqueira Brandão e Rafael Farinassi Mendes. “Fomos muito bem recebidos pelos coordenadores de áreas e setores da InterCement, que preparam uma programação para nos apresentarem o cotidiano da fábrica e a linha de produção”, relata a professora Lívia. Os estudantes também conheceram os laboratórios, a mina de extração do calcário e a linha de produção do cimento da InterCement. “A empresa ficou satisfeita com nossa procura e estreitou sua relação com a Universidade, se colocando à disposição para quaisquer outras visitas desejadas”, comenta Lívia.
Texto: Camila Caetano (jornalista), com colaboração da estudante Loren Andrade – bolsistas ASCOM/UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.