Minicursos movimentam o estande da UFLA e Inovacafé durante a Expocafé 2015
[caption id="attachment_90279" align="alignright" width="249"]
UFLA e Inovacafé marcam presença na Expocafé 2015. Estande reuniu produtores, profissionais e estudantes em torno da temática.[/caption]
Por mais uma edição, a Expocafé, maior feira temática da cafeicultura no País teve recorde de público e apresentou as tecnologias e tendências que norteiam o setor. No espaço destinado à Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Agência de Inovação do Café (Inovacafé) houve ampla programação de palestras durante os três dias do evento, com cerca de 300 participantes nos minicursos oferecidos por estudantes que compõem os núcleos e grupos que têm o café como fonte de estudo.
Ao todo, cerca de 60 estudantes da UFLA participaram da feira. Desta vez, além da participação efetiva nas dinâmicas de campo, os estudantes também movimentaram o estande da UFLA e Inovacafé, com a apresentação de palestras, minicursos, apresentação de pôsteres e pôsteres, atendimentos aos produtores.
[caption id="attachment_90280" align="alignleft" width="249"]
Membros dos núcleos de estudo da UFLA oferecem minicursos[/caption]
As apresentações foram organizadas pelos núcleos: Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf); Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumos de Café (QI Café); Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós-Café), Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD) e Centro de Inteligência em Mercados (CIM).
Os membros do Núcleo de Estudos em Cafeicultura - Necaf, que em 2015 completa 20 anos de fundação, contribuíram para a realização das dinâmicas de campo nas lavouras experimentais da Fazenda Experimental da Epamig, incluindo a responsabilidade por uma estação de campo, em que puderam expor as propostas e tecnologias do projeto Necaf em Campo. No estande da UFLA e Inovacafé, os estudantes do Necaf apresentaram dois minicursos: Nutrição do cafeeiro: sinônimo de vigor e produtividade e Implantação da lavoura cafeeira: o primeiro passo para o sucesso.
Para o coordenador-geral do Necaf, Leonardo Luiz Oliveira, a participação na Expocafé já é uma tradição para o núcleo, tendo colaborado para a sua realização desde a primeira edição em 1998. “Neste ano podemos participar efetivamente juntamente com os demais núcleos de estudos que integram a Inovacafé”, comentou.
Para a mestranda Maísa Mancini Matioli de Sousa, do QICafé, a apresentação da palestra “Influência da classificação e da torração na qualidade do café”, permitiu uma interação com o visitante da feira que estava interessado em obter ou ampliar o conhecimento a respeito dos cafés de qualidade. "O resultado dessa interação foi bastante positivo, podendo ser avaliado pelo
feed back de alguns dos participantes das palestras, através de e-mails e telefonemas", considerou.
[caption id="attachment_90281" align="alignright" width="249"]
Movimentação garantida no estande e apresentação constante de tecnologias[/caption]
Avaliação e projetos futuros
O desempenho dos estudantes durante a feira foi positivamente avaliada pelo assessor de Empreendedorismo e Inovação da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, que também é diretor da Agência de Inovação do Café – Inovacafé e coordenador do Bureau de Inteligência Competitiva do Café. Ele destacou a participação e integração dos núcleos de estudo como uma forma efetiva de apresentar os trabalhos realizados na Universidade.
Para o próximo ano, Luiz Gonzaga adianta que essa participação será ainda maior, com um planejamento para a expansão do estande e apresentação de novas temáticas, como ensinar ao cafeicultor os pontos estratégicos no processo de exportação do café e também as alternativas para investir em novos empreendimentos.
[caption id="attachment_90283" align="alignleft" width="249"]
Estudantes apresentam a Universidade: quebrando a barreira entre a academia e a sociedade[/caption]
Ainda no estande da UFLA, o visitante da feira tem a oportunidade de conhecer as últimas publicações da Editora UFLA e conhecer as tecnologias desenvolvidas no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT – Café).
Atualmente, a Expocafé é promovida pela Cooperativa de Cafeicultores da Região de Três Pontas (Cocatrel), em parceria com a Epamig e apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA).