Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA realizou curso de capacitação sobre análise de riscos de quedas de árvores e técnicas de podas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 10 Julho 2015 07:18 | Última Atualização: Quinta, 09 Julho 2015 06:14
[caption id="attachment_90302" align="alignright" width="249"]Professor Silvério Coelho apresenta os fatores de risco na arborização urbana Professor Silvério Coelho apresenta os fatores de risco na arborização urbana[/caption] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ofereceu um curso de capacitação sobre análise de riscos de quedas de árvores e técnicas de podas para funcionários da Defesa Civil, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), e Corpo de Bombeiros de Lavras. Um assunto de extrema relevância, por conta dos fatores de riscos à população, que foi abordado nessa terça-feira (7/7) pelos professores Silvério José Coelho, do Departamento de Agricultura (DAG), e Maria Alves Ferreira, do Departamento de Fitopatologia (DFP). O curso teve o intuito de apresentar os fatores que levam às quedas de árvores e como esse problema pode ser solucionado. Desta forma, os professores explicaram toda a estrutura das árvores, além de fazer uma análise dos tipos de podas, sobre a biodeterioração, dentre outros aspectos, como as características dos troncos e das raízes. Também houve uma observação de fatores externos, como exemplo, a interferência dos ventos. [caption id="attachment_90300" align="alignleft" width="249"]Professora Maria Alves Ferreira - DFP durante o curso na UFLA Professora Maria Alves Ferreira - DFP durante o curso na UFLA[/caption] “Há algum tempo acompanho as árvores da cidade e a professora Maria Ferreira realiza análises das árvores do câmpus da UFLA. Assim, foi possível darmos vários exemplos durante o curso”, comentou o professor Silvério. Nesse sentido, foram mostrados problemas em árvores de diversas cidades, especialmente em Lavras. Os professores também explicaram como é possível avaliar os riscos de quedas na área urbana. “Podas inadequadas, drásticas, ocasiona no deslocamento do centro de gravidade das árvores”, explicou o professor Silvério. Além disso, os professores mostraram como deve ser feita a higienização das ferramentas que são utilizadas. Com relação às pragas, como os cupins, Silvério explicou que trabalhos simples podem ser feitos nas árvores do município a fim de realizar um monitoramento. Um bom exemplo é a utilização de estacas, que auxiliam na verificação da quantidade e espécie. “A demanda desse tipo de assunto é muito grande. Assim, a nossa expectativa é de que façamos outros cursos com os demais órgãos da cidade, e talvez por um período maior”, ressaltou Silvério.
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.