Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Resultado do edital de Popularização da Ciência já está disponível

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 20 Setembro 2007 21:00 | Última Atualização: Quinta, 20 Setembro 2007 21:00

Já é possível consultar no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig, o resultado do Edital 10/07, 'Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia'. Das 68 propostas habilitadas, 40 foram aprovadas para contratação, 16 a mais que no ano passado. Elas receberão, juntas, cerca de R$2,5 milhões. Esta é a terceira versão do edital, lançado em 2004, com o objetivo de divulgar a ciência para o grande público, estimulando o aprendizado e o despertar de vocações.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fapemig, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação Lampadia, instituição estrangeira responsável por parte dos recursos. 'O objetivo da Fapemig é mostrar ao cidadão a importância da ciência para seu cotidiano e para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. O êxito da iniciativa pode ser comprovado pelo número de projetos concorrentes e sua qualidade', comenta José Geraldo de Freitas Drumond, presidente da Fapemig.

Os projetos aprovados se dividem entre as três linhas temáticas estabelecidas no edital: instalação ou aprimoramento de centros, museus e parques de ciências; produção de experimentos, material gráfico ou de ensino, modelos e equipamentos de multimídia; e cursos para treinamento e capacitação de professores, exclusivamente para parques e museus de ciência com atendimento contínuo ao público externo. Entre as novidades desta edição está a possibilidade de financiamento de veículo apropriado para montagem de centro ou museu interativo itinerante.

Paleontologia para leigos
Entre as propostas aprovadas para contratação está a de Fortalecimento e Popularização do Museu dos Dinossauros, localizado em Uberaba. O projeto prevê a construção de uma réplica de um novo titanossauro, cujos fósseis foram descobertos recentemente pela equipe de escavações do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewelyn Ivor Price, além de promover a educação em paleontologia para leigos. 'Com o projeto, pretendemos fazer a réplica do dinossauro e promover a educação em paleontologia no museu para mais de 30 mil crianças do município', conta o diretor do Centro Price, Luiz Carlos Ribeiro. 'A réplica é um importante instrumento de popularização da ciência, pois permite que as pessoas visualizem o dinossauro completo, além de dar margem a toda uma história de magia para envolver as crianças e o público leigo'.

www,fapemig.br

Assessoria de Comunicação Social
Fone: (31) 3280-2105/2106/2141
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.