Reunião anual da SBPC destaca o papel da CTI no desenvolvimento do País

Publicado: Sexta, 17 Julho 2015 08:19 | Última Atualização: Segunda, 13 Julho 2015 14:29
SBPCNa noite desse domingo (12/7), foi aberta oficialmente a 67ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece até o dia 18 de julho no câmpus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. A cerimônia contou com a participação de um grande número de dirigentes de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, incluindo o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Com o tema "Luz, Ciência e Ação", em alusão ao Ano Internacional da Luz, o evento traz algumas novidades, como a primeira edição da SBPC Inovação, que reúne expositores de projetos e realizações em Ciência, Tecnologia e Inovação de empresas, universidades, instituições de pesquisa e fomento e secretarias de governo. Durante a semana, os visitantes também poderão participar da SBPC Jovem, da SBPC Indígena e da SBPC Cultural. Durante a cerimônia de abertura da SBPC, várias homenagens foram realizadas a pesquisadores marcantes para a ciência brasileira. Também houve a entrega do Prêmio José Reis, iniciativa do CNPq, que teve como instituição vencedora a Fiocruz, além da exposição de fotografias premiadas no IV Prêmio de Fotografias – Ciência e Arte. Na fala dos integrantes da mesa da cerimônia, o destaque ao papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento do País marcou o conjunto de pronunciamentos. O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, ao falar sobre o momento histórico vivido pela Educação Superior brasileira, resgatou a transformação pelas quais as universidades federais passaram nos últimos anos, com um crescimento sem precedentes na história do País, e associou a essa transformação grandes desafios para o futuro. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, também direcionou sua fala ao desafio de combinar a universalidade da ciência às condições históricas do Brasil neste momento, destacando, assim, a necessidade de considerar as especificidades dessas condições na busca pela emancipação científica e tecnológica do País. O ministro também destacou a recomposição do orçamento de Ciência e Tecnologia como uma das prioridades de sua pasta, afirmando que a presidenta Dilma Rousseff já se comprometeu a incluir a Ciência e Tecnologia nos 50% ainda não regulamentados do fundo social do pré-sal. Na fala do ministro da Educação, Renato Ribeiro, a defesa de que "não há democracia sem relevo dado à Ciência, à Tecnologia, à Inovação e à Cultura, e não há Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura que sejam consistentes se não houver democracia". A programação da 67ª Reunião Anual pode ser acompanhada em www.sbpc.ufscar.br e, também, na página do evento no Facebook.
Texto elaborado com informações da Assessoria de Comunicação da UFScar, Fapemig e CNPq