UFLA realiza primeira defesa de dissertação do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
[caption id="attachment_72298" align="alignright" width="249"]
Aula inaugural do Mestrado, no Polo UFLA, ocorrida em agosto de 2013.[/caption]
A primeira defesa de dissertação do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será realizada nesta sexta-feira (24/7). A dissertação é do mestrando Joseil Carvalho Freire, e trata-se da “
Evolução dos conceitos de mundo: uma proposta de inserção da teoria da relatividade no Ensino Médio”. O estudante teve a orientação da professora do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) Iraziet da Cunha Charret.
A defesa será às 15 horas no Anfiteatro do DEX. Também haverá uma palestra de abertura, às 13 horas, com o coordenador nacional do MNPEF professor Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a temática:
Aprendizagem significativa: uma ilusão perdida em uma cultura de ensino para testagem?
O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado para professores em exercício da educação básica, com ênfase em aspectos de conteúdos na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (
SBF) com apoio da
Capes e tem como objetivo coordenar diferentes ações e capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.
O Polo da UFLA é coordenado pela professora Iraziet Charret. Também participam outros sete docentes do DEX. O Polo conta com 22 alunos, sendo 12 do primeiro edital (2013) e 10 do segundo (2014). Todos os discentes são professores da rede de educação básica de Minas Gerais vindos de diversas cidades da região de Lavras.
Texto: Camila Caetano- jornalista, bolsista/UFLA