Graduação concluída: emoção marca Colação de Grau da UFLA – veja galeria de fotos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 17 Agosto 2015 05:55 | Última Atualização: Segunda, 03 Agosto 2015 13:26
image495Formandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerraram oficialmente, na sexta-feira (31/7), sua trajetória na graduação. As sessões solenes de colação de grau de 24 cursos ofertados pela Universidade foram realizadas no Ginásio Poliesportivo da instituição, onde estavam presentes amigos e familiares dos formandos. Com a cerimônia, 359 novos profissionais saem da UFLA aptos a contribuir com o mercado de trabalho. A primeira solenidade, às 14 horas, concedeu grau aos formandos dos cursos de Administração, Administração Pública, Administração Pública a Distância, Agronomia, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Engenharia Florestal, Filosofia, Letras (Português e Inglês – Licenciatura) e Zootecnia. Na segunda cerimônia, às 18 horas, receberam o diploma os estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Controle e Automação, Física, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Química (Licenciatura), Química (Bacharelado) e Sistemas de Informação. image005As cerimônias foram presididas pelo reitor e presidente do Conselho Universitário (CUNI), professor José Roberto Scolforo, acompanhado da pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho; da chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro e da secretária do CUNI, Ione Bertolucci. Também marcaram presença os patronos e patronesses das turmas, assim como professores e servidores homenageados. Ao dirigir-se aos formandos, professor Scolforo ressaltou a importância dos pais, pelo incentivo dado aos filhos durante o percurso acadêmico. “Que vocês tenham uma caminhada profissional longa, profícua e feliz, levando orgulho àqueles que se sacrificaram por vocês”. Enfatizou também a qualidade da formação oferecida pela UFLA: “É necessário que sempre se lembrem do aprendizado que adquiriram nessa Instituição, reconhecida como uma das melhores do Brasil. Vocês são nossos embaixadores. Engrandecerão o nome da UFLA com ética, respeito e solidariedade”. O reitor reforçou a necessidade de que todos sigam o juramento realizado na colação de grau. “Vocês juraram servir a todo ser humano sem distinção de classe e poder aquisitivo. Acima de tudo vão defender a liberdade. Que esse juramento seja o norte na vida de vocês”. A sessão solene do período da tarde contou com a presença especial do pesquisador e assessor do diretor-presidente da Embrapa, Elizeu Roberto de Andrade Alves. “Estou sempre ligado a essa Universidade, que é um complexo de educação, honestidade, propósito e espírito cosmopolita. A UFLA já forneceu muito conhecimento ao Brasil, e ainda há muito que oferecer”, ressaltou Elizeu. [caption id="attachment_90686" align="alignleft" width="249"]formandos no palco, com diplomas e medalhas Formandos condecorados com o Mérito Acadêmico - colação de grau realizada às 18h.[/caption] Mérito Acadêmico Os estudantes que tiveram destaque em seu desempenho acadêmico foram homenageados durante a cerimônia. Eles receberam a medalha da Universidade Federal de Lavras e o Certificado do Mérito Acadêmico. A honraria é concedida ao formando de cada turma que obtém maior média de notas no decorrer dos currículos, considerando-se o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). A formanda em Matemática Marielle Aparecida Silva, ao comentar o prêmio recebido, fez questão de compartilhar a conquista: “Dedico essa medalha à colega Bárbara Karolline de Lima Pereira, tão merecedora quanto eu, porque nossos resultados foram muito próximos”. Para o formando Lucas Tiago Araújo e Silva, hoje engenheiro de Controle e Automação, o mérito acadêmico foi um reconhecimento importante. “É o retorno por toda a dedicação desses últimos anos”. O sentimento de compensação pelo esforço empreendido no curso também é compartilhado pela formanda Jéssica Assaid Martins Rodrigues, agraciada do curso de em Engenharia Ambiental e Sanitária. Orgulho de ser UFLA [caption id="attachment_90687" align="alignleft" width="249"]Entrega de diploma no palco da cerimônia Da esq. p/ dir.: professora Soraya, professor Scolforo, formanda Irani e professora Tânia Regina de Souza Romero (patronesse do curso de Letras).[/caption] Para a graduanda em Agronomia Cyntia Assad Aun, 25 anos, estudar na UFLA foi uma excelente experiência; por isso, a sua expectativa é ingressar no mestrado na Instituição e, assim continuar na área acadêmica. Já Irani Leite Santos, após 40 anos longe das salas de aula, concluiu o seu sonho de fazer um curso superior. Na sexta-feira, aos 60 anos, ela terminou a graduação em Letras. “Na hora que você sobe para receber o seu certificado é muito bom; você não acredita que está vencendo mais uma etapa. A emoção é indescritível.” Neste momento tão significativo em sua vida, Irani ressaltou a importância do cursinho Pré-Uni oferecido pela UFLA. Ela o frequentou por três semestres para alcançar a aprovação no vestibular em 2010. “Eu quero agradecer aos professores do Pré-Uni que sempre foram muito atenciosos comigo. Eles se empenharam ao máximo para me ajudar. É muito importante a UFLA proporcionar este cursinho”.
Texto: Camila Caetano, Leonardo Assad e Ana Eliza Alvim.
Confira as fotos das galerias: Camila Caetano (tarde) Leonardo Assad (tarde e noite) Ana Eliza Alvim (noite)