Embaixador da Tailândia visita UFLA e estuda parcerias com o Brasil

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 07 Agosto 2015 13:02 | Última Atualização: Quarta, 05 Agosto 2015 08:42
[caption id="attachment_92928" align="aligncenter" width="612"]A UFLA abre as portas para apresentar as pesquisas sobre cafeicultura A UFLA abre as portas para apresentar as pesquisas sobre cafeicultura[/caption] O embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol, esteve nessa segunda-feira (3/8) em visita às instalações da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que inclui a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café). Na comitiva estavam também representantes da empresa Café Bento Grão, parceira da InovaCafé e responsável pela vinda do diplomata à cidade. O objetivo da visita, de acordo com o embaixador, foi promover cooperações e relações entre o Brasil e a Tailândia. “O mais importante é promover os melhores produtos de cada país. E, por isso, eu estou visitando Minas Gerais, pois eu sei que o melhor café está aqui”, considerou. O contato com o embaixador começou no início do ano, como explica a presidente do Café Bento Grão, Nardilene Carneiro da Silva Rebonatto. “Nós fomos convidados e participamos de uma missão comercial Brasil-Tailândia e resolvemos retribuir, convidando-os para vir conhecer a nossa cidade e conhecer o processamento do café”. Nardilene comenta que a ideia foi ressaltar a importância do café para a cidade, região e para o País. Na UFLA, o embaixador e sua comitiva foram recebidos pela chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro; pelo diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior; diretor da Inovacafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior; coordenador do INCT Café, professor Mário Lúcio Vilela; chefe do Setor de Cafeicultura da UFLA, professor Virgílio Anastácio da Silva (DAG/UFLA) e pelos professor Rosemary Gualberto Pereira (DCA/UFLA) e Flávio Meira Borém (DEG/UFLA), que apresentaram ao embaixador algumas pesquisas desenvolvidas na Universidade. A visita também foi acompanhada por representantes do Núcleo de Estudos em Cafeicultura - Necaf. Parcerias [caption id="attachment_92929" align="alignright" width="249"]O embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol, conhece as características do café especial brasileiro O embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol, conhece as características do café especial brasileiro[/caption] Há cerca de quatro meses, tiveram início as negociações para formalizar uma parceria entre a InovaCafé e a empresa lavrense Bento Grão. Para o diretor da Agência, professor Luiz Gonzaga, as demandas sugerem uma aproximação com as empresas do setor e as parcerias são essenciais no processo de inovação. “Sobretudo, quando está em fase de conclusão o projeto da Cafeteria Universidade Café, em que a gente deverá viabilizar novos contatos”, destacou. Para a presidente da empresa, Nardilene Rebonatto, a Agência é reconhecida e a parceria também é bem vinda. “Acredito que é muito importante os projetos que a UFLA tem com o café. A Universidade desenvolve um projeto fantástico, tem várias pesquisas e laboratórios, por isso, a importância de convidar o embaixador para conhecer as instalações”. Brasil X Tailândia Embora tenha tido início com o café, a parceria entre os países pretende ser ainda maior. Como ressaltou Charnbhumidol, a intenção da parceria é a aproximação e a divulgação dos produtos característicos da cada país, tanto para ampliar o conhecimento sobre a qualidade do café brasileiro, quanto promover, por exemplo, a comida e os ingredientes típicos da Tailândia. Com esse mesmo otimismo, o professor Chalfun Júnior, já pensa em parcerias futuras com a universidade. “O embaixador veio por causa do café e, evidentemente, o café é o nosso carro chefe de pesquisa, mas a gente pode muito mais. Estamos pensando na possibilidade de interagir com outras universidades, o que é realmente algo maravilhoso, e segue a linha de internacionalização desejada pela UFLA”, considerou.
Texto e fotos - jornalista Marina Botelho –  bolsista da Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café.