Programa Institucional de Bolsas tem novas diretrizes no período de greve – orientações para orientadores e bolsistas
Lançado em 2013, o Programa Institucional de Bolsas (PIB-UFLA) inovou com novas modalidades, necessariamente vinculadas a projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anualmente, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) concede 1562 bolsas institucionais nas modalidades: Ensino e Aprendizagem (vinculadas à Pró-Reitoria de Graduação – PRG); Bolsa Institucional de Extensão, Cultura e Esporte (vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec); e Bolsa Institucional de Pesquisa (vinculadas à Pró-Reitoria de Pesquisa – PRP). Elas são coordenadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – Praec.
Em função dos movimentos grevistas (técnicos administrativos e docentes) e do consequente adiamento do período letivo, professores orientadores e estudantes (bolsistas) estão recebendo esclarecimentos e novas orientações das pró-reitorias as quais as bolsas estão vinculadas. As orientações consideram a peculiaridade de cada programa.
1)
Programas PROAT, PROMAD, PIB-LIC, PETI, PET e PIBID - por se tratar de programas que possuem projetos e cronogramas específicos e que originam um produto ao final da vigência da bolsa, deverão ser conduzidos normalmente, de acordo com os planos de trabalhos e cronograma aprovados nos projetos, como previsto nos editais, sem adiamentos nem prorrogações. Em caso de impossibilidade do cumprimento do plano de trabalho aprovado no prazo original, o orientador deverá comunicar à PRG para que uma solução seja encontrada. Os pagamentos das bolsas serão mantidos normalmente.
2)
Programas de Monitoria e Mentoria (PROMEC) - pela peculiaridade de trabalho direto com os estudantes da graduação, terão as bolsas pagas normalmente até setembro (sendo considerados os meses de agosto e setembro como “adiantamento” do período de “recesso” escolar). Os estudantes desse programa deverão retomar as atividades seguindo o novo calendário que será aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), ao término do grave docente. Esta orientação poderá ser alterada caso o movimento de greve dos docentes ultrapasse o mês de setembro.
3)
Programas de Extensão, Cultura e Esporte (vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec) - Apesar do adiamento do período letivo, a Coordenação de Programas e Projetos de Extensão comunica que o calendário das atividades de iniciação à extensão permanece inalterado. Os planos de trabalhos e cronogramas das propostas de iniciação à extensão universitária aprovadas deverão ser cumpridos sem adiamentos nem prorrogações. Os orientadores devem se certificar de que seus orientados estão cumprindo as horas de trabalho estipuladas e que estejam executando normalmente as atividades planejadas. Em caso de impossibilidade do cumprimento do plano de trabalho aprovado no prazo original, o orientador deve comunicar imediatamente à PROEC, apresentando também uma justificativa para que sejam tomadas providências.
4)
Bolsa Institucional de Pesquisa (vinculadas à Pró-Reitoria de Pesquisa – PRP) - Apesar do adiamento do período letivo, a Coordenação de Iniciação Científica comunica aos orientadores dos programas de IC gerenciados pela PRP que o calendário das atividades de iniciação científica permanece inalterado na UFLA. Os planos de trabalhos e cronogramas das propostas de IC aprovadas deverão ser cumpridos sem adiamentos nem prorrogações. Os orientadores devem se certificar de que seus orientados estão cumprindo as horas de trabalho estipuladas e que estejam executando normalmente as atividades originalmente planejadas. Em caso de impossibilidade do cumprimento do plano de trabalho aprovado no prazo original, o orientador deve comunicar imediatamente à PRP para que uma solução seja encontrada.