Exposição sobre Guimarães Rosa terá abertura oficial nesta segunda-feira (31/8)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 01 Setembro 2015 10:11 | Última Atualização: Quinta, 27 Agosto 2015 13:36
[caption id="attachment_93620" align="alignleft" width="249"]quadro-obra-guimaraes Imagem de um dos quadros de Adriano Alves, inspirado na obra de Guimarães Rosa.[/caption] Oferecer um mergulho na obra do escritor Guimarães Rosa por meio da apreciação de pinturas inspiradas nos contos do autor: essa é a proposta da exposição “Um olhar para o Sertão”, que estará aberta ao público no Museu Bi Moreira (Universidade Federal de Lavras - UFLA) durante o mês de setembro. A abertura oficial ocorrerá em 31/8, às 14h, como parte da programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte da UFLA. Os quadros foram pintados pelo artista plástico Adriano Alves e estarão acompanhados de painéis de tecido com material biográfico, que irá contar os passos do escritor brasileiro. Para o coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho, a exposição tem efeitos que vão além da divulgação e valorização da obra de Guimarães Rosa. “É uma oportunidade para incentivar, principalmente nas gerações mais novas, o gosto pela literatura e pela pintura, tendo como motivação a obra desse grande escritor mineiro”. A exposição, iniciativa do Projeto Crea Cultural, é itinerante. Na UFLA a organização é de responsabilidade das coordenadorias de Cultura e de Museus e Patrimônio, ambas ligadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O público poderá comparecer ao Museu Bi Moreira (MBM) para apreciar os trabalhos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O agendamento de grupos poderá ser feito pelo telefone (35) 3829-1205. A última exposição itinerante que esteve no MBM foi “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”, com avaliação positiva do público e da coordenadora de Museus e Patrimônio Histórico da UFLA, professora Ângela Maria Soares. “Foi muito gratificante para nós, porque tivemos um número muito expressivo de visitantes e alto comparecimento das escolas, inclusive de outros municípios”, comenta. Extensão especial da programação Para complementar a experiência do público com Guimarães Rosa, será realizada às 19h, no Salão de Conveções da UFLA, uma narração de histórias, a ser feita pela prima do escritor - Dôra Guimarães. Professor Silvério destaca que o trabalho de Dôra tem como base o realismo mágico, o regionalismo e os neologismos constantes na obra de Guimarães Rosa. A narração das histórias contará também com a participação de Tiago Goulart, que integrou o Grupo Miguilim por dez anos, tendo também atuado como guia e contador de estórias no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo. O evento é aberto a todo o público. A previsão é de que a apresentação tenha duração de 50 minutos. Um pouco mais sobre Guimarães Rosa Guimarães Rosa pertence à terceira geração do modernismo, com fortes características regionalistas. Seus contos e romances, em sua maioria, têm como pano de fundo o Sertão brasileiro. Uma das marcas do escritor e fator de sua inovação na literatura é a utilização de uma linguagem fiel à popular. Em suas viagens, conversou com jagunços, coronéis, peões, prostitutas e beatas, sempre anotando as peculiaridades dessas conversas, incorporando-as em suas produções. A experimentação marcou a escrita de Guimarães Rosa, com a recriação da linguagem e recorrência constante a neologismos.  O caráter de fábulas de suas histórias revela uma visão global da existência, fundindo tudo numa realidade em que estão presentes os planos geográfico, folclórico, social, econômico, político e psicológico, transmitidos pela sua arte de escritor. Nascido em Cordisburgo, pequena cidade do interior de Minas Gerais, Guimarães Rosa deu início a seus escritos aos 38 anos, produzindo a uma obra que conquistou o respeito e a admiração do público. Era também médico e diplomata. Morreu em 1967, aos 59 anos, apenas três dias após assumir a cadeira na Academia Brasileira de Letras. Obras - Magma (poesias – 1936): não chegou a publicar. - Sagarana (1946 – contos e novelas regionalistas): livro de estréia. A palavra sagarana é um dos neologismos de autoria de Guimarães Rosa. - Corpo de Baile (1956 – novelas), obra atualmente publicada em três partes: Manuelzão e Miguilim; No Urubuquaquá, no Pinhém; Noites do Sertão. - Grande Sertão: Veredas (1956), considerada a obra-prima do escritor e um dos melhores romances da literatura brasileira. Trata-se de um monólogo do início ao fim do livro. - Primeiras estórias (1962) - Tutaméia – Terceiras estórias: causou furor no meio literário e dividiu a crítica, porém, fez grande sucesso com o público. Foi o último livro que Guimarães Rosa publicou em vida. - Obras póstumas: Estas estórias (1969 - contos); Ave, palavra (1970 – diversos).