Estação Ciência contará com a participação de 21 escolas de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 03 Setembro 2015 09:16 | Última Atualização: Segunda, 31 Agosto 2015 06:52
Pag 10 Portas Abertas (15)A Estação Ciência, que integra a Semana de Ciência, Cultura e Arte da Universidade Federal de Lavras (UFLA), será realizada nesta terça e quarta-feira (1º e 2 de setembro), com a participação de 21 escolas da cidade. O evento será destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio. A previsão é de que haja dois mil visitantes. O tempo médio de visitação para cada uma das 15 estações será entre 2 horas e 2h30, com grupos de 25 alunos, acompanhados sempre de um professor. Os horários serão divididos em três turnos, das 8h às 11h30; 13h30 às 16h30; e 18h30 às 20h. A apresentação do conhecimento será realizada de forma lúdica, interativa e participativa. Toda a Instituição está engajada na organização da Estação Ciência. 35 professores e 400 estudantes da UFLA estarão presentes nos dois dias do evento, durante as visitas dos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares de Lavras. Este será um novo desafio aos estudantes e professores da UFLA, que terão a tarefa de transformar em linguagem simplificada, os resultados de suas pesquisas aos alunos e professores do Ensino Fundamental II, transmitindo os desafios da ciência. Para a professora Patrícia, a Estação Ciência visa à integração da pesquisa e divulgação de conhecimentos, estreitando laços entre os estudantes e professores da UFLA com a comunidade, além de proporcionar aos participantes a oportunidade de entender e valorizar o que é desenvolvido no cotidiano da Universidade. A professora do Departamento de Ciências Humanas da UFLA Debora Cristina de Carvalho, coordenadora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ressalta a importância desse tipo de evento, por se tratar de uma linha direta entre a geração do conhecimento e o estudante. As estações serão divididas por temáticas, em subestações:
  • Biodiversidade e Ambientes de Cavernas (no Departamento de Biologia): Explorando uma caverna; Cavernas como fonte de história e sua importância ambiental; A vida nas cavernas.
  • Conhecendo  a biodiversidade do Solo (na Nave 1): Solo como morada dos organismos; Os engenheiros do ecossistema solo; Os super micro-organismos; Atividade conclusiva.
  • No mundo dos insetos (no Departamento de Entomologia): A luta pela sobrevivência; Os insetos nos seus ambientes; Coleções entomológicas.
  • Diversidade Cultural (no Restaurante Universitário): Apresentação de bandas do Diretório Central dos Estudantes da UFLA e da peça teatral Cordel Estradeiro, da Companhia CausArt.
  • Nutrição e Alimentos (nos Departamentos de Nutrição e de Ciência dos Alimentos): Laboratório de Avaliação Nutricional; Laboratório de Técnica Dietética; Ciência dos Sabores.
  • Tecnologia de Sementes (no Setor de Sementes): Germinação e composição das sementes; DNA, RNA e proteína nas sementes; Canteiro de germinação.
  • Café: História, Plantio e Colheita (no Setor de Cafeicultura/INOVACAFÉ): História do Café na UFLA; Produção de mudas; Degustação do Café.
  • Floricultura e Paisagismo (no Setor de Floricultura e Paisagismo): Paisagismo; Floricultura; Arranjos florais.
  • A Magia da Física (na Nave 2): No período diurno será a Magia da física, com uma palestra sobre astronomia e física usando o stellarium e, à noite a Festa das estrelas, onde ocorre a observação de estrelas além de palestras.
  • Palavras diversas: letras, línguas e literaturas (no Anfiteatro dos Solos): Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Literatura.
  • Biologia (no Departamento de Biologia): Citogenética + Botânica; Microbiologia; Genética e Melhoramento + Resistência de Plantas; Genética lúdica.
  • Engenharia de água e solo (no Setor de Hidráulica): Engenharia de Irrigação; Manejo da Irrigação; Recursos hídricos.
  • A química que você não conhece (no Departamento de Química): Mão na massa; A química de hoje; A química do crime.
  • Matemática: criar, incluir e jogar (no Departamento de Ciências Exatas): Matemática e Arte; Matemática e Educação Especial; Matemática e Jogo.
A programação científica da Semana de Ciência, Cultura e Arte tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA